Arquitetos e urbanistas contra o coronavírus: Arquicast entrevista

Coronavírus (COVID-19): uma doença infecciosa causada por um novo vírus agora identificado em humanos, ocasionando uma doença respiratória com sintomas de febre, tosse e, em casos mais graves, incapacidade respiratória. Extremamente contagioso, o vírus, até onde se sabe, é transmitido por meio de gotículas de saliva ou coriza. Assim, o principal meio de prevenção é a higienização constante.

A inexistência de vacina e a altíssima velocidade de propagação está exigindo, segundo recomendação da OMS, o isolamento permanente da população, com intuito de postergar o contágio entre os humanos, ganhando tempo para que os sistemas de atendimento à saúde ‘não entrem em colapso, ou seja, que não tenham capacidade de atender os casos graves de COVID-19 e de qualquer outra doença existente.

Estamos diante de uma Pandemia, um evento que atravessa toda a humanidade e exigirá muitos esforços de todos os campos do saber, incluindo o nosso, arquitetura e urbanismo. Essa crise está revelando todas as fragilidades de um sistema econômico de acesso desigual e, como uma fratura exposta, escancara todos os problemas já vividos pela nossa população como falta de saneamento básico, o acesso à moradia digna, ao trabalho e à renda. Problemas esses que acarretam, entre outras consequências, a impossibilidade de higienização adequada – seja das mãos, vestuários, produtos ou lugares -, dificuldade para o isolamento familiar seguro e incapacidade de permanência em casa por tempo indeterminado.

As próximas semanas serão cruciais e colocarão todos esses inimigos na nossa porta.

Este episódio do Arquicast se coloca para, assim como profissionais de outras gerações fizeram em tempos de crise, pensar e agir juntos. Para isso, precisamos nos organizar, mobilizar, informar e propor, o mais breve possível. Para nos ajudar nesse momento delicado, trouxemos para a conversa a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, do IABmg e uma das signatárias do manifesto “Urbanismo contra o Corona”, o presidente do IABsp Fernando Túlio e a arquiteta Gabriela de Matos, coordenadora do coletivo Arquitetas Negras e vice-presidente do IABsp.

Entre os assuntos comentados no episódio destacamos a crítica e autocrítica sobre a ausência do arquiteto nas instâncias de debate e tomada de decisões neste momento crítico de nossa realidade urbana e social; a pertinência da disciplina urbana como instrumento de planejamento e projeto voltado para a garantia de acesso à cidade e à equidade social; e as mobilizações de classe já em andamento, de forma a dar visibilidade às contribuições de curto prazo e incentivar uma maior participação de todos os arquitetos na mitigação dos impactos do Coronavírus para a população. Ouça aqui (link). Bom cast, vamos juntos e até a próxima!

Texto de Aline Cruz.

__________
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Sobre este autor
Cita: Arquicast. "Arquitetos e urbanistas contra o coronavírus: Arquicast entrevista" 12 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937341/arquitetos-e-urbanistas-contra-o-coronavirus-arquicast-entrevista> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.