Arquitetura balcânica: a produção residencial contemporânea da Bulgária

A arquitetura balcânica contemporânea se materializa de forma profundamente integrada às características naturais de sua paisagem, além de consciente de seu passado e de sua história. Deste lado do oceano atlântico, pouco se sabe sobre a Bulgária e muito menos sobre a sua arquitetura. Esta nação balcânica conta com um território diversificado, banhado à leste pelo Mar Negro, passando por um interior montanhoso e repleto de vales, até seus limites mais ocidentais com a Sérvia e a Macedônia. Todos estes dados, geográficos, históricos, sociais e culturais, têm especial consequência na arquitetura contemporânea búlgara. A série de novos projetos residenciais que apresentaremos à seguir é um ótimo exemplo desde complexo panorama definido pela prática projetual da arquitetura na Bulgária ao longo dos últimos anos.

Arquitetura balcânica: a produção residencial contemporânea da Bulgária - Mais Imagens+ 9

© Assen Emilov

O nome Bulgária deriva dos búlgaros, uma tribo de origem turca que dominou a região por séculos a fio. A Bulgária moderna emergiu de uma série de diferentes impérios e culturas – dos otomanos aos romanos – que em conjunto, deram forma a um país multicultural e diverso. Ao mesmo tempo, situada central na península balcânica oriental, a Bulgária faz fronteira com cinco países: Sérvia, Macedônia, Grécia, Turquia e Romênia. Sua arquitetura é tão complexa como a geografía do país. Os edifícios que apresentaremos à seguir, embora frequentemente construídos em centros urbanos e pequenas cidades, encontram-se profundament conectados com a riqueza natural de um dos países com maior biodiversidade da Europa. Esta série de projetos residenciais que veremos à seguir, servem como uma espécie de narrativa que conta um pouco da história da arquitetura dos Bálcãs.

Casa Eclipse por I/O architects

© Assen Emilov

Totalmente introvertida, esta casa está no último terreno de um bairro periférico de Sofia, Bulgária. A complexidade do programa confronta o tamanho do terreno determinando a estrutura da casa. Cada um dos três níveis difere tanto em tamanho como em estratégia de privacidade. O primeiro pavimento é subterrâneo, mas com luz natural e conectado diretamente com a rua e o jardim. O térreo comprimido e em sua maior parte aberto possui um pequeno jardim e está escondido atrás de uma parede verde.

Casa de Férias por Hristina Hristova

© Deyan Tomov

A ideia para esta pequena casa de férias nasceu do nosso desejo de se afastar das multidões e do concreto dos Resorts de praia cinco estrelas e gastar nosso tempo em algum outro lugar mais calmo e mais próximo da natureza. Nosso orçamento limitado como uma jovem família manteve a ideia de comprar um terreno e construir algo nele parecer distante e impossível. E ao fazer isso, nós éramos apenas parte do exército de concreto invadindo a orla. Então optamos por construir nosso refúgio sobre rodas. As restrições que estabeleciam os tamanhos que definiriam um veículo que poderia circular livremente pelas estradas determinou o tamanho de nossa pequena casa - 9 metros quadrados.

Casa Observatório por I/O architects

© Assen Emilov

A Casa Observatório está localizada em uma colina na parte mais alta de um pequeno vilarejo em meio a paisagem rural no nordeste da Bulgária. O terreno onde a casa foi implantada se destaca pela sua situação privilegiada e as vistas que ele proporciona. Para aproveitar ao máximo esta situação, os espaços sociais da casa encontram-se localizados em um volume transparente que domina a paisagem e desde onde é possível ter uma vista panorâmica de toda a região.

Fishing Lodge por Simon Gill Architects

Cortesia de Simon Gill Architects

No verão de 2012, Simon Gill Architects fez este projeto ao príncipio para uma loja de pesca em Batak, na Bulgária. O edifício de 290 m² está dividido em duas seções, com uma parte construída na encosta e outra é uma torre isolada. Este volume isolado tem a vista para um grande e bonito lado com vastas florestas.

Large Home Tree por Ignatov Architects

Cortesia de Ignatov Architects

Encomendado pelo empresário e colecionador de arte George Bonin e desenvolvido pela pelo escritório nova-iorquino Ignatov Architects, a Large Home Tree é um projeto conntemporâneo com raízes na arquitetura vernacular das áreas rurais da cidade de Varna, na Bulgária. Seu conceito nasce da observação da estrutura natural das árvores nativas do país, reconhecendo a maneira com que elas otimizam as suas cargas e as distribuem até solo, adaptando esta lógica para construir uma casa capaz de responder à sua localização e clima específico.

Slight Slope Long House por I/O architects

© Assen Emilov

A Slight Slope Long House foi projetada como uma amplo espaço de uso comum integrado, além de contar com um escritório, os quartos e um generoso espaço de varanda. Sua longa estrutura horizontal foi orientada no sentido leste-oeste com vistas para o sopé da montanha onde está implantada. Percorrendo este longo espaço contínuo, o edifício vai sendo levemente escalonado e encaixado no terreno, de modo que as diferentes alturas refletem diretamente na organização dos espaços e no grau de privacidade dos mesmos.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Arquitetura balcânica: a produção residencial contemporânea da Bulgária" [Design in the Balkans: Bulgaria's New Family Homes] 21 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935756/arquitetura-balcanica-a-producao-residencial-contemporanea-da-bulgaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.