Quem são as arquitetas do Grafton Architects? 20 fatos sobre as vencedoras do Prêmio Pritzker 2020

Com mais de 40 anos de prática profissional, Yvonne Farrell e Shelley McNamara, sócias fundadoras do escritório Grafton Architects, de Dublin, Irlanda, são as primeiras mulheres a ganharem o Prêmio Pritzker conjuntamente. Além de um muito bem vindo sopro de esperança em direção à maior representatividade feminina na profissão, a premiação da dupla também lança luz sobre outro tema de urgência na disciplina: o reconhecimento da prática enquanto um esforço coletivo.

Conheça um pouco mais sobre Yvonne Farrell, Shelley McNamara e o Grafton Architects com esta lista de 20 curiosidades:

1. Grafton Architects foi co-fundado pelas arquitetas Yvonne Farrell e Shelley McNamara em 1978 em Dublin, Irlanda, quatro anos após a dupla concluir a graduação na University College Dublin. Em 1992, juntaram-se a elas os diretores de projeto Gerard Carty e Philippe O'Sullivan, que fazem parte da equipe até hoje.

Yvonne Farrell e Shelley McNamara, Diretoras da Bienal de Veneza 2018 – "Freespace". Image © Andrea Avezzu. Cortesia de La Biennale di Venezia

2. Depois de mais de quarenta anos de atuação o escritório ainda carrega o mesmo nome em homenagem ao primeiro endereço da empresa, Grafton Street, no centro de Dublin. 

3. O escritório pode ser considerado de porte médio, sendo, hoje, composto por 40 pessoas. Desde 1978, já contou com a colaboração de outros 56 profissionais.

4. Em 2018, Farrell e McNamara foram responsáveis pela curadoria da Bienal de Arquitetura de Veneza, o mais influente evento de arquitetura do mundo. A dupla propôs o tema Freespace, que buscou explorar a generosidade, reflexão e engajamento através da prática da arquitetura.

5. A exposição Freespace em Veneza reuniu 71 participantes de todos os continentes para discutir a “diversidade, a especificidade e a continuidade na arquitetura.”

6. Para a edição de 2012 da Bienal de Arquitetura de Veneza, Farrell e McNamarra apresentaram a mostra Arquitetura como Nova Geografia, inspirada numa fonte pouco provável: a obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha - ele mesmo laureado com o Prêmio Pritzker anos antes. A mostra articulou a produção do brasileiro com o primeiro projeto do Grafton na América do Sul - a Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) em Lima, Peru - e foi premiada com o Leão de Prata.

Exposição “Arquitetura como Nova Geografia", premiada com o Leão de Prata na Bienal de Veneza de 2012. Imagem © Nico Saieh

7. Além de 2012 e 2018, as arquitetas já estiveram envolvidas na Bienal da Arquitetura de Veneza outras duas vezes, exibindo trabalhos em 2002 e 2016.

8. O projeto da UTEC em Lima talvez seja aquele mais trouxe reconhecimento fora da Europa à dupla irlandesa. Em 2016, foi premiado com o primeiro RIBA International Prize.

Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) em Lima, Peru. Imagem © Iwan Baan

9. Este ano, o escritório foi laureado com a Medalha Real de Ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA). Outorgada pelo RIBA todos os anos, a Medalha Real de Ouro é a maior honraria concedida à um arquiteto ou escritório de arquitetura no Reino Unido.

10. Desde antes de fundarem o Grafton Architects, Farrell e McNamarra atuam como professoras de arquitetura. Um ano após formadas, já lecionavam na University College Dublin.

11. O currículo de docência da dupla vai além. Já ocuparam a cátedra Kenzo Tange na GSD Harvard e a cátedra Louis Kahn na Universidade de Yale, além de terem sido professoras visitantes na EPFL em Lausanne, Suíça, e na Accademia d’Archittettura em Mendrisio, no mesmo país. 

Kingston University Town House. Imagem © Ed Reeve

12. Com atuação em diferentes países e continentes, Farrell e McNamarra entendem a globalização não como "conquistar algo, ou afirmar sua presença em algum lugar" mas como "contribuir para algo que você considera bom."

13. Não raro, a literatura é mencionada como inspiração para a dupla. "Quando você lê Thomas Hardy, por exemplo, você percebe que ele era um arquiteto. Literatura, palavras, imaginação e o fazer estão todos muito profundamente conectados", comenta Farrell.

14. Além das participações na Bienal de Veneza, o Grafton Architects participou de diversas outras exposições, das quais se destacam Sensing Spaces Exhibition em 2014, na Royal Academy de Londres; um pavilhão para o tricentenário da cidade de Barcelona em 2014; e a instalação Ogham Wall em 2015, no Victoria & Albert Museum de Londres.

Solstice Arts Centre. Imagem © Ros Kavanagh

15. Grafton Architects já participou do Mies Van Der Rohe Award três vezes, tendo sido indicado em 2003 pelo projeto Dunshaughlin Civic Offices, Co. Meath; finalista em 2009 com o projeto Università Luigi Bocconi, em Milão; e finalista mais uma vez em 2015 com o projeto University of Limerick Medical School.

16. Em 2016, seu aclamado projeto Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) foi finalista do Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP).

Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) em Lima, Peru. Imagem © Iwan Baan

17. Em 2015, Yvonne Farrell e Shelley McNamara foram laureadas com o quarto prêmio anual Jane Drew Prize por sua “forte influência” na profissão.

18. Em 2013, Grafton foi finalista do Stirling Prize por seu projeto para a Universidade de Limerick. Em 2008, a dupla venceu o prêmio Edifício do Ano, do World Architecture Festival, com o projeto para a Faculdade de Economia da Università Luigi Bocconi, em Milão.

19. Três dos seus projetos de maior envergadura - a a Universidade de Engenharia e Tecnologia (UTEC) em Lima, a Nova Sede da ESB em Dublin, e a Nova Escola de Economia de Toulouse (este ainda em construção) - são resultado de concursos vencidos pelo escritório. 

20. Dentre seus projetos em construção, destaca-se o novo edifício para a famosa London School of Economics and Political Science (LSE), resultado de outro concurso vencido pelo escritório em 2016. 

Referências: Grafton Architects, La Biennale di Venezia, Royal Institute of British Architects, EUMiesAward, MCHAP.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Quem são as arquitetas do Grafton Architects? 20 fatos sobre as vencedoras do Prêmio Pritzker 2020" 06 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934734/quem-sao-as-arquitetas-do-grafton-architects-20-fatos-sobre-as-vencedoras-do-premio-pritzker-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.