Rino Levi é tema da 49ª edição do programa Ocupação do Itaú Cultural

O Itaú Cultural promove, a partir do próximo sábado, 29 de fevereiro, a 49ª edição do programa Ocupação, que desta vez homenageia o arquiteto Rino Levi. A instituição convida o público para um percurso pela vida e pela obra do arquiteto e urbanista que atuou no processo de modernização de São Paulo, marcando a paisagem da cidade a partir do final da década de 1920.

Rino Levi é tema da 49ª edição do programa Ocupação do Itaú Cultural - Mais Imagens+ 1

Rino Levi nasceu em São Paulo, capital, no dia 31 de dezembro de 1901. Muda-se para a Itália em 1919, onde se forma arquiteto pela Escola Superior de Arquitetura de Roma, em 1925, e no ano seguinte retorna ao Brasil. Foi responsável por várias das primeiras obras de arquitetura moderna na cidade de São Paulo, e por consequência no Brasil, como o Edifício Columbus, projetado em 1928 e concluído em 1932, o Edifício Guarany e o Edifício Sarty.

Levi teve sua carreira interrompida prematuramente em 1965, aos 63 anos de idade. Porém, deixou um vasto conjunto de obras construídas, principalmente no estado de São Paulo, como a sede da FIESP e o Banco Sul-Americano, em plena Avenida Paulista, ou Residência Olivo Gomes, em São José dos Campos, e notáveis propostas não executadas, como o projeto para o concurso do plano piloto de Brasília.

Residência Olivo Gomes. © Nelson Kon
Brasília, por Rino Levi / Célia Castro Gonsales. Image © Acervo Digital Rino Levi FAU PUC-Campinas

Autor de edifícios variados, Rino Levi deixou um legado para além do campo do projeto arquitetônico: atuou também como professor e contribuiu para a regulamentação da profissão, alterando o modo de pensar a atividade no país.

Ocupação Rino Levi

  • Abertura: sábado, 29 de fevereiro de 2020
  • Horário: 11h
  • Local: Itaú Cultural
  • Visitação: até domingo, 12 de abril de 2020. De terça a sexta das 9h às 20h. Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
  • Entrada gratuita
  • Endereço: Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo - SP

Saiba mais sobre a Ocupação Rino Levi na página do Itaú Cultural.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Rino Levi é tema da 49ª edição do programa Ocupação do Itaú Cultural" 27 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934483/rino-levi-e-tema-da-49a-edicao-do-programa-ocupacao-do-itau-cultural> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.