i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Brasil
  5. Rino Levi
  6. 1949
  7. Clássicos da Arquitetura: Residência Olivo Gomes / Rino Levi

Clássicos da Arquitetura: Residência Olivo Gomes / Rino Levi

Clássicos da Arquitetura: Residência Olivo Gomes / Rino Levi
Clássicos da Arquitetura: Residência Olivo Gomes / Rino Levi, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon +11

O edifício está situado em leve pendente .Desenvolve-se praticamente num só pavimento, térreo na sua fachada de acesso e em balanço na sua fachada principal. O pavimento inferior é um alpendre de pilares cilíndricos de concreto.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O programa é simples, porém amplo: oito dormitórios com um banheiro a cada par, escritório, salão de jogos, piscina, garagem coberta para seis carros, área de serviço com dois dormitórios para empregados.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O edifício está organizado em três setores tão bem demarcados em planta como em vistas. O acesso principal, na fachada sudoeste, separa o bloco de dormitórios, à esquerda, do bloco social, à direita, e dá de frente a um generoso pano de vidro, de modo que a primeira impressão que se tem ao chegar à casa é a de uma presença constante da natureza. O terceiro setor é formado pelas áreas de serviços e garagens.

via DTarq
via DTarq

O bloco de dormitórios é caracterizado sobretudo pelas suas esquadrias em venezianas do tipo guilhotina com contrapeso. São três folhas de venezianas, sendo a superior fixa. Assim, os dormitórios podem abrir-se completamente à paisagem, protegidos apenas por um discreto parapeito de ferro. Do lado oposto, paralelamente ao corredor que dá acesso aos quartos, uma rampa de dois lances leva ao salão de jogos, no pavimento inferior.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O bloco social se destaca pelo terraço que se projeta dos salões fechados de estar e jantar e pelo grande beiral em balanço que o protege. Ganha atenção uma escada helicoidal que leva ao nível inferior. Seu desenho é singular: os degraus estão sustentados por uma viga curva de concreto e no seu perímetro externo por cabos de aço que partem da laje superior. Uma escultura para o alpendre.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Situado em meio a um extenso parque, o edifício é um contínuo diálogo com a natureza, com a paisagem e com as artes.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Referência:
Renato Anelli, Abílio Guerra, Nelson Kon, Rino Levi - Arquitetura e cidade, Romano Guerra Editora, São Paulo, 2001.

Cita: Igor Fracalossi. "Clássicos da Arquitetura: Residência Olivo Gomes / Rino Levi" 20 Jul 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <http://www.archdaily.com.br/31181/classicos-da-arquitetura-residencia-olivo-gomes-rino-levi>