Sem carros, modular e verde: nova loja da IKEA em Viena busca se tornar um marco na cidade

A IKEA Áustria tem planos de construir uma nova loja no coração de Viena. Sem vagas para automóveis, o projeto aborda, de alguma forma, questões globais emergentes, atendendo às mudanças no comportamento de seus cliente e da mobilidade urbana.

© zoomVP/querkraft architekten

A IKEA Westbahnhof é acessível apenas por transporte público, bicicletas ou a pé. Projetada pelo escritório querkraft architekten, de Viena, as quatro fachadas e a cobertura da loja serão recobertas por vegetação. Definindo um novo ponto de encontro no denso centro da cidade, a loja se localiza no final da Mariahilferstrasse, a principal rua comercial do centro.

© zoomVP/querkraft architekten

Acessível a pé a partir de todos os pontos das duas linhas de metrô que passam sob o edifício, a IKEA Vienna Westbahnhof está atendendo aos padrões de mobilidade da população local. O edifício abrigará, além da loja da IKEA em seus quatro primeiros pavimentos, pequenos estabelecimentos comerciais no térreo, criando uma fachada ativa, um albergue nos 2 pavimentos superiores e um jardim na cobertura.

© zoomVP/querkraft architekten

Verde, em acordo com a escala humana, modular, a loja IKEA busca se tornar um marco em Viena. A transparência dos fechamentos cria um aspecto acolhedor, além de oferecer oportunidades pouco convencionais de mostruário e vitrine. A equipe de projeto busca obter certificação BREEAM Excellent para o edifício, e, para isso, planeja plantar 160 árvores que poderão baixar em até 2ºC a temperatura interna da edificação.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Sem carros, modular e verde: nova loja da IKEA em Viena busca se tornar um marco na cidade" [Innovative, Car Free and Green: Images of the New IKEA Austria Store Revealed] 08 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933243/sem-carros-modular-e-verde-nova-loja-da-ikea-em-viena-busca-se-tornar-um-marco-na-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.