Arranha-céu em Dubai terá a maior estrutura em balanço do mundo

Concebido pelo escritório japonês Nikken Sekkei em parceria com a Ithra Dubai, o mais novo projeto de arranha-céu para Dubai é composto por duas torres de uso misto conectadas através de uma enorme passarela a algumas dezenas de metros acima do solo. Atualmente em fase de construção, a One Za'abeel Tower deverá ser inaugurada já em 2021.

Arranha-céu em Dubai terá a maior estrutura em balanço do mundo - Mais Imagens+ 4

Cortesia de Ithra Dubai

Implantadas no limite entre a parte antiga e nova de Dubai, o projeto encontra-se muito próximo do Aeroporto e do Centro Financeiro Internacional além do Mercado Público de Gold Souks. A inovadora proposta desenvolvida pelos arquitetos do Nikken Sekkei apresenta duas torres conectadas através de uma passarela que entrará para o livro dos recordes como a maior estrutura do mundo com estas características. Dos aproximadamente 500 mil metros quadrados construídos, a maior parte encontra-se na Torre A, uma estrutura de 300 metros de altura que hospedará uma série de espaços para escritórios, um hotel e o primeiro resort vertical do mundo, enquanto a Torre B, com 235 metros de altura, foi encomendada para acolher majoritariamente unidades residenciais.

Cortesia de Ithra Dubai

Com um investimento na casa dos três bilhões de dólares, a One Za'abeel Tower contará com 37 mil metros quadrados de espaços para escritório, 263 unidades residenciais, 12.000 metros quadrados de espaço comerciais, 497 quartos de hotel e 77 elevadores de alta velocidade. Com pouco mais de um terço da obra já concluída, o projeto também conta com uma estrutura em forma de pódio de três pavimentos. A conexão entre as torres é uma “passarela de vidro suspensa cem metros acima do solo,” uma estrutura que abriga vários restaurantes e bares, além de um mirante, uma academia, spa, piscina, um salão de festas e um terraço na cobertura. A estrutura da passarela – com aproximadamente 9.000 toneladas – será pré montada no solo e posteriormente içada. Quando concluída, a passarela pesará cerca de 13.000 toneladas.

Cortesia de Ithra Dubai

Ao longo do ano passado o projeto foi premiado com dois importantes galardões: o Projeto Mais Inovador e o Melhor Projeto de Uso Misto do ano na Construction Innovation Awards. Além disso, a One Za'abeel Tower foi concebida para atender os padrões de sustentabilidade definidos no selo de certificação Gold LEED. De fato, as torres serão equipadas com “bombas de troca de calor para os sistemas de aquecimento de água, [e] tratamento e reaproveitamento de águas cinzas e esgoto.” A envoltória do edifício foi concebida para proporcionar um alto desempenho e eficiência energética. Seu sistema de fachada incorpora “tecnologias inteligentes de automação e otimização de energia dos sistemas elétricos, de iluminação, de condicionamento de ar e ventilação natural dos espaços interiores do edifício.

Cortesia de Ithra Dubai

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Arranha-céu em Dubai terá a maior estrutura em balanço do mundo" [Dubai's Under Construction One Za'abeel Tower Holds the Longest Cantilever in the World] 01 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932829/arranha-ceu-em-dubai-tera-a-maior-estrutura-em-balanco-do-mundo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.