Snøhetta é selecionado para criar a nova identidade visual da Wikipedia

Em breve, a Wikipedia estará de cara nova. Isso porque a Wikimedia Foundation – responsável pela plataforma aberta e gratuita – fechou uma parceria com o escritório de arquitetura Snøhetta para o desenvolvimento da nova identidade visual para a enciclopédia on-line gratuita mais visitada do mundo. Com o objetivo de criar uma imagem capaz de impulsionar e promover o compromisso internacional da Wikimedia Fondation de “tornar o conhecimento livre”, o processo de projeto será totalmente documentado e disponibilizado pela equipe de criação.

A Wikimedia Foundation é uma organização sem fins lucrativos responsável por uma enorme variedade de projetos similares à Wikipedia, como o Wiktionary, Wikiquote, Wikibooks, Wikisource, Wikimedia Commons e muitos outros. A Wikipedia é hoje a enciclopédia pública da Internet mais acessada do mundo, com “mais de 1,5 bilhão de acessos por diferentes usuários a cada mês, o que faz da Wikipedia um dos websites mais populares do planeta.”

Cortesia de Snøhetta

Com o principal objetivo de tornar o conhecimento livre e acessível à todos, a Wikimedia Foundation está em busca de uma nova imagem institucional que possa alavancar objetivos ainda mais ousados para o futuro da fundação. De fato, a parceria firmada entre a Wikimedia e o Snøhetta, escritório conhecido por sua metodologia multidisciplinar, tem a principal finalidade de traduzir estas novas idéias em algo concreto, uma nova identidade visual que “possa representar o novo conceito da Wikipedia e promover a missão da Wikimedia em busca de tornar o conhecimento aberto, livre e gratuito na era digital.”

Cortesia de Snøhetta

O Snøhetta tem um compromisso de longa data com o desenvolvimento de soluções de design socialmente sustentáveis que promovam uma sensação coletividade e engajamento das comunidades envolvidas. Escolhemos juntar nossas forças e compartilhar nossos sonhos com a equipe do Snøhetta principalmente por sua capacidade de criar identidades visuais fortes que transcendem fronteiras e aproximam pessoas. O compromisso do Snøhetta em trabalhar de forma criativa, aberta e em conjunto foi aquilo que mais nos chamou a atenção, e estamos muito entusiasmados para dividir esta tarefa com eles. -- Heather Walls, diretor de criação da Wikimedia Foundation.

Cortesia de Snøhetta

Recentemente, o Snøhetta desenvolveu o novo projeto de identidade visual para as cédulas bancárias da Noruega assim como um sistema integrado de sinalização para todos os Parques Nacionais do país. Os arquitetos do premiado escritório de arquitetura norueguês acreditam que “um bom projeto de arquitetura, e também de design, é aquele que encontra-se fundamentado em um profundo entendimento de seus usuários e na relações humanas.” Na verdade, o trabalho em parceria com o Snøhetta contribuirá para uma melhor compreensão de como “a identidade visual estratégica e o design digital podem [induzir] o engajamento e promover o compartilhamento de conhecimento entre diferentes pessoas de distintas culturas espalhadas pelo mundo.” Para a Wikimedia Foundation, “o compartilhamento do conhecimento é a chave para o progresso da humanidade,” portanto, todo o processo de criação será documentado e então compartilhado com nossos usuários.

Cortesia de Snøhetta

Compreendendo como as mídias funcionam hoje em dia, em um cenário político tão adverso como o que estamos vivendo atualmente, o compromisso da Wikimedia em “tornar o conhecimento livre” é de fundamental importância. O compromisso de democratizar o conhecimento é um propósito que nos move, acreditamos cada vez mais na relevância da promoção desses valores em nossos projetos e em nossas colaborações com outras instituições e pessoas. Este projeto desenvolvido à quatro mãos com a Wikimedia Foundation nos permitirá explorar e expandir nossa compreensão do significado de co-criação na era digital, e estamos muito animados com a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a equipe da Wikimedia e sua comunidade de usuários para alcançar esse objetivo. -- Sanda Zahirovic, consultora estratégica do Snøhetta.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Snøhetta é selecionado para criar a nova identidade visual da Wikipedia" [Snøhetta Selected to Design the New Visual Identity for the Open-Source Platform Wikipedia ] 26 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932450/snohetta-e-selecionado-para-criar-a-nova-identidade-visual-da-wikipedia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.