4 Filmes que confrontam cidades e paisagens com a crise climática

Nossa imaginação pode ir muito longe com o cinema, e talvez seja por isso que a arquitetura há muito tempo vem estreitando laços com a arte da imagem em movimento. Nossa mente pode ser levada a mundos utópicos onde passamos a viver realidades outras com os olhos e com a pele; filmes podem nos carregar para lugares novos, distantes, onde somos confrontados com realidades que nos são estranhas.

Mas além de nos transportar para localidades longínquas, filmes podem assumir o papel de veículos de crítica social - em suas mais amplas implicações. Não é novidade, vem sendo feito há quase tanto tempo quanto o próprio cinema existe, mas segue relevente. O que muda é o tipo de crítica, que evoliu com o tempo e com os modos de vida da sociedade. Nesse sentido, uma das problemáticas mais emergentes da atualidade é a mudança climática - ou, mais correto seria dizer crise climática -, que pela abrangência e peso é tópico de interesse em qualquer linguagem, da arquitetura às artes e, evidentemente, o cinema. 

Assim, apresentamos a seguir quatro filmes que abordam a problemática da crise climática confrontada com a arquitetura, a cidade ou a paisagem. 

O Dia Depois de Amanhã

Nova Iorque congelada. Imagem: screenshot do filme

Baseado no livro The Coming Global Superstorm de Art Bell e Whitley Strieber, o filme retrata os efeitos climáticos catastróficos que ocorrem após a perturbação da circulação das correntes do norte do Oceano Atlântico. O resultado é uma série de eventos extremos que levam ao resfriamento global e, finalmente, a uma nova era do gelo. A icônica paisagem urbana de Nova Iorque é totalmente destruída pelas marés e, depois, pelo gelo, dando a ver uma aterradora realidade ficcional que parece cada vez menos exagerada e distante.

Assista ao trailer.

Mad Max: Estrada da Fúria

Escassa, água é sinônimo de poder em Mad Max. Imagem: screenshot do filme

O filme acontece em um deserto pós-apocalíptico, onde combustível e água são bens escassos. Na trama, seguimos Max Rockatansky e Imperator Furiosa em sua fuga do tenebroso líder Immortan Joe e seu exército, que perseguem os protagonistas em um infame caminhão-tanque blindado, dando início a uma longa batalha em movimento na estrada. Embora a narrativa do filme se concentre na crise energética, a escassez de água e a infinita e distópica paisagem desértica aproximam a trama do problema climático.

Assista ao trailer.

Indomável Sonhadora

Comunidade da Louisiana após a tempestada. Imagem: screenshot do filme

O filme narra a história de Hushpuppy, uma garota de 6 anos de idade, e seu pai em uma comunidade pobre do estado da Louisiana, região dos Estados Unidos assolada por tempestades e furacões. A película faz uso de metáforas e elementos fantasiosos - as enormes feras, ou bestas que encarnam o derretimento das geleiras e aumento da incidência de tempestades naquela região - para tratar do problema da representação da crise climática e emergência ambiental.

Assista ao trailer.

Expresso do Amanhã

Paisagens glaciais acompanham o trem em sei percursos contínuo. Imagem: screenshot do filme

O filme se passa a bordo do trem Snowpiercer, que percorre o mundo todo carregando os últimos sobreviventes da humanidade após uma tentativa fracassada da engenharia de impedir o aquecimento global ter transformado o planeta em mundo de gelo. Dentro do trem, em alta velocidade, uma sociedade rigidamente dividida em classes será remexida por uma revolução encabeçada pelos residentes da parte traseira do trem contra a elite da frente.

Assista ao trailer.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "4 Filmes que confrontam cidades e paisagens com a crise climática" 13 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931554/4-filmes-que-confrontam-cidades-e-paisagens-com-a-crise-climatica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.