WAFAI Architecture e Fragomeli+Partners projetam centro cultural islâmico em Piedmont

Wafai Architecture e Fragomeli+partners, dois escritórios de Torino, Itália, projetaram um centro cultural islâmico para a região de Piedmont. O projeto conta com uma mesquita e um centro para atividades culturais e sociais - um espaço que visa promover diálogos construtivos relacionados ao islamismo.

WAFAI Architecture e Fragomeli+Partners projetam centro cultural islâmico em Piedmont - Mais Imagens+ 2

Cortesia de Wafai Architecture e Fragomeli+partners

O priojeto pretende ser mais que um espaço de oração e devoção. Com efeito, a proposta se apresenta mais como um centro de integração, um lugar onde as pessoas podem se reunir, debater e compartilhar ideias. A própria ideia de criar um equipamento educacional foi emprestada da configuração da mesquita tradicional, que, durante o dia, era usada para fins educativos, onde se ensinava as crianças a ler e escrever. Da mesma forma, à noite a mesquita tradicional é comumente usada como espaço de encontro, onde os adultos podem discutir assuntos relacionados à vida em sociedade. O novo centro projetado pelos escritórios italianos receberá todos, independente de sua religião, para trocas e compartilhamento de valores culturais.   

Cortesia de Wafai Architecture e Fragomeli+partners

O projeto conta com uma ampla escadaria, um espaço público de escala generosa onde as pessoas poderão se reunir. Este elemento fará a transição entre o mundo exterior e a serena atmosfera da Praça da Água - um lugar de contemplação e meditação. Internamente, um grande saguão configura o núcleo do centro cultural, uma área cercada por espaços multifuncionais separados por uma arcada - elemento que faz a costura entre o mundo interior e a Praça da Água. 

A estrutura de cobertura se ergue gentilmente para conformar uma duna que faz lembrar um tradicional domo. Composto por centenas de módulos cúbicos que permitem a passagem da luz natural até o saguão central, este é o único elemento arquitetônico visível de fora. - Wafai Architecture e Fragomeli+partners

Respeitando uma ordenação modular, o equipamento é flexível e facilmente adaptável a outros locais. Não obstante, integrado ao contexo natural, o projeto se mescla perfeitamente à paisagem. 

A proposta será apresentada ao Parlamento Europeu em 2020, durante o evento La Moda Veste la Pace. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "WAFAI Architecture e Fragomeli+Partners projetam centro cultural islâmico em Piedmont" [WAFAI Architecture and Fragomeli+Partners Design an Islamic Cultural Center in Piedmont, Italy] 04 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931275/wafai-architecture-e-fragomeli-plus-partners-projetam-centro-cultural-islamico-em-piedmont> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.