Modernismo tropical: a nova arquitetura de Porto Rico

A história de Porto Rico se reflete em suas cidades. A arquitetura do território evoluiu de estruturas simples de madeira e palha para obras monumentais e modernas. Moldados por forças internas e externas em suas variadas paisagens, os diversos estilos de Porto Rico representam mais de 400 anos de domínio espanhol e mais de 100 anos como um território não incorporado dos Estados Unidos. Hoje, a arquitetura moderna da ilha reflete seu histórico multicultural.

Modernismo tropical: a nova arquitetura de Porto Rico - Mais Imagens+ 7

© Víctor Díaz Paunetto

A arquitetura de Porto Rico surgiu como uma mistura de técnicas tradicionais dos tainos além das influências europeias e americanas. Do colonial e do gótico ao barroco e moderno, esses edifícios mostram a história do país.

Os projetos a seguir analisam espaços de convivência e casas contemporâneas que foram construídos nos últimos dez anos. Eles vislumbram o passado de Porto Rico e uma geração de arquitetos que está moldando o futuro da ilha.

El Blok por FUSTER + Architects

© Jaime Navarro

El Blok é um hotel boutique localizado em Esperanza, uma cidade tranquila no lado sul da ilha de Vieques, localizada a 13 km da costa leste de Porto Rico. O hotel está situado em um pequeno terreno comercial ao longo da orla marítima de Esperanza. A forma compacta do hotel abriga um programa de 23 quartos, um restaurante, um terraço com jacuzzi, estacionamento e áreas de serviço. Conceitualmente, o hotel é concebido como um bloco de corais removido do mar; inspirado na forma, densidade e porosidade dos recifes de coral localizados perto da costa.

Residência em San Juan por Díaz Paunetto Arquitectos

© Víctor Díaz Paunetto

O projeto de remodelação e ampliação desta residência existente foi desenvolvido para uma família de quatro membros. O terreno de aproximadamente 1.270 m2 está localizado no ponto mais alto da rua de um conjunto habitacional suburbano conhecido em San Juan. O arquiteto anterior que estava trabalhando no projeto da casa havia falecido e o empreiteiro foi demitido do projeto após a conclusão da piscina e da edícula. 

San Pablo por URBANA

Cortesia de José Fernando Vazquez

O projeto está localizado em um empreendimento de meados do século em Rio Piedras. O bairro, típico dos conjuntos habitacionais da classe média alta da época, é composto por lotes com uma média de 1.500 m2, com casas projetadas individualmente. A casa está em um terreno de esquina, definida por uma rua principal no sudeste e por um beco sem saída no lado norte. A residência, encomendada por uma família jovem com dois filhos, começou inicialmente como uma adição substancial à reforma de uma casa dos anos 50. Mas depois que os conceitos iniciais de reabilitação se mostraram economicamente inviáveis, tornou-se o projeto de uma "nova casa".

Dream Inn Guest House por Coleman-Davis Pagan Arquitectos

© Carlos Esteva

Uma família de residentes de longa data em Ocean Park assumiu a tarefa de construir uma casa de hóspedes com treze quartos, destinada ao turismo em família e em grupo. Localizado na McLeary Street, a principal vi arterial que faz fronteira com este setor costeiro / capital, o Inn está convenientemente situado entre as zonas turísticas de El Condado e Isla Verde - onde existem restaurantes e transporte público por perto. Também é privilegiado com a proximidade de uma praia excelente, a apenas três minutos a pé da principal comunidade residencial de San Juan.

GELM Annex por Díaz Paunetto Arquitectos

Cortesia de Díaz Paunetto Arquitectos

O projeto envolve uma segunda comissão da Guardería Ecológica La Mina. Com a primeira comissão, a estrutura estava em estado de negligência por 20 anos, onde fazia parte de um conjunto de estruturas dedicadas a instalações de treinamento vocacional e depois a um corpo de voluntários. O edifício foi usado como salão de esportes e recreação no primeiro andar e salão de cosmetologia no segundo. A estrutura é um módulo típico de concreto pré-projetado usado pelo Departamento de Educação para expansões escolares desde a década de 1960, com um segundo andar em paredes de blocos e um telhado de madeira que foi completamente desmoronado quando iniciamos o projeto.

Residência Alhambra por URBANA

Cortesia de URBANA

A casa de Alhambra está localizada em um bairro de classe média alta composto por residências unifamiliares dispostas em um traçado urbano do tipo cidade-jardim. A residência está em um terreno de 950 metros quadrados e é ladeada por lotes de tamanhos semelhantes em ambos os lados (leste e oeste); o lado sul da propriedade é definido pela rua, enquanto o lado norte atinge o sistema de trens metropolitanos. Os clientes / residentes eram um jovem casal com dois filhos pequenos. O programa simples requeria uma casa com "uma cozinha central aberta, um estúdio, escritórios, espaços abertos e uma reorientação geral em direção ao pátio".

Residências VS por Ramírez Buxeda Arquitectos

Cortesia de Ramírez Buxeda Arquitectos

O projeto é um empreendimento especulativo e o cliente é uma corporação com fins lucrativos. O programa foi ditado pelas necessidades do mercado: quatro quartos, três banheiros com todos os outros espaços típicos da vida suburbana. As casas estão entre uma estrada de acesso “rural” na periferia e uma via expressa de alta velocidade. O terreno atravessa uma cordilheira entre dois riachos, um dos quais divide San Juan (a capital de Porto Rico) de Guaynabo (subúrbio da capital).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Modernismo tropical: a nova arquitetura de Porto Rico" 08 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930869/modernismo-tropical-a-nova-arquitetura-de-porto-rico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.