El Blok / FUSTER + Architects

El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 2 de 20El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 3 de 20El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 4 de 20El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 5 de 20El Blok / FUSTER +  Architects - Mais Imagens+ 15

  • Equipe De Projeto: Nataniel Fúster, George Stewart, Heather Crichfield, Sadie Winslow, Eric Barrios, Luis R. Albaladejo, Jose Pagán
  • Construção: Venegas Construction Corp
  • Consultants: Juan Ayguabibas, Fernando Cortés, Juan Requena, Jorge Torres, Óscar Marty
  • País: Porto Rico
Mais informaçõesMenos informações
El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 12 de 20
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. El Blok é um Hotel Boutique localizado em Esperanza, uma cidade tranquila ao sul das Ilhas de Vieques, à 13 km da costa leste de Porto Rico. O hotel está num pequeno terreno comercial ao longo da orla de Esperanza. A forma compacta do hotel abriga um programa de 23 dormitórios de hotel, um restaurante, um terraço na cobertura com jacuzzi, além das áreas de estacionamento e de serviço.

El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 7 de 20
© Simon Chaput

Conceitualmente o hotel foi concebido como um bloco de Coral removido do oceano; inspirado pela forma, densidade e porosidade dos recifes de coral localizados nos recifes próximos à Costa. O exterior do hotel é feito de painéis de fibra de vidro reforçados, cujo design é derivado dos corais. Esses painéis funcionam como uma superfície contínua que filtra a luz natural e o ar fresco nas varandas dos quartos de hóspedes. A padronagem da luz natural criada por esses painéis e outras aberturas do edifício agem continuamente na modificação da ornamentação dentro do hotel. Alguns dos painéis externos se abrem para permitir as vistas sem interrupção do exterior. A forma curvilínea do El Blok também fazem referência à linha sinuosa da costa caribenha e das ruas adjacentes.

El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 11 de 20
© Jaime Navarro

Uma escada de concreto aparente adentra o hotel desdobrando o segundo pavimento, definido por um grande terraço aberto onde está o restaurante do hotel. Este espaço é ao mesmo tempo aberto e fechado, agindo como um grande limiar entre o mundo externo e interno do hotel. Os quartos de hóspedes estão nos dois pavimentos subsequentes e estão organizados de maneira radial em torno de um pátio oval central que faz referência à arquitetura vernacular caribenha. A organização radial também auxilia na otimização do acesso àos quartos de hóspedes e reduzem a distância de caminhada. Estes quartos de hóspedes recriam o mundo orgânico e permeável do hotel dentro do microcosmo de cada quarto. O hotel culmina num terraço de cobertura, que conta com uma jacuzzi e outros elementos de iluminação e ventilação pré-fabricados que também abrigam instalações técnicas que estabelecem um contraponto com a horizontalidade.

El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 16 de 20
Planta Baixa Primeiro Pavimento

A estrutura principal é de concreto armado, e está em sua maioria aparente, oferecendo uma experiência diversa em cada espaço. O piso é coberto principalmente em ladrilhos de concreto projetados especificamente para o hotel, utilizando a padronagem inspirada pela planta baixa do hotel e utilizando as cores das paletas típicas caribenhas. A marcenaria é, em sua maioria, de madeira local.

El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 6 de 20
© Jaime Navarro

El Blok busca atingir a certificação LEED Gold. O projeto e a organização compacta auxiliam a minimizar as pegadas de carbono físicas e ecológicas e o edifício em si possui uso máximo de ventilação e iluminação natural. A cobertura e a envoltória são muito eficientes termicamente. Além disso, a cobertura coleta água da chuva para reuso.

El Blok / FUSTER +  Architects - Imagem 2 de 20
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vieques, Porto Rico

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "El Blok / FUSTER + Architects" [El Blok / FUSTER + Architects] 30 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756103/el-blok-fuster-plus-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.