O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotel
  4. Porto Rico
  5. 2014
  6. El Blok / FUSTER + Architects

El Blok / FUSTER + Architects

El Blok / FUSTER + Architects
El Blok / FUSTER +  Architects, © Dianne Puliza
© Dianne Puliza

© Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro + 20

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. El Blok é um Hotel Boutique localizado em Esperanza, uma cidade tranquila ao sul das Ilhas de Vieques, à 13 km da costa leste de Porto Rico. O hotel está num pequeno terreno comercial ao longo da orla de Esperanza. A forma compacta do hotel abriga um programa de 23 dormitórios de hotel, um restaurante, um terraço na cobertura com jacuzzi, além das áreas de estacionamento e de serviço.

© Simon Chaput
© Simon Chaput

Conceitualmente o hotel foi concebido como um bloco de Coral removido do oceano; inspirado pela forma, densidade e porosidade dos recifes de coral localizados nos recifes próximos à Costa. O exterior do hotel é feito de painéis de fibra de vidro reforçados, cujo design é derivado dos corais. Esses painéis funcionam como uma superfície contínua que filtra a luz natural e o ar fresco nas varandas dos quartos de hóspedes. A padronagem da luz natural criada por esses painéis e outras aberturas do edifício agem continuamente na modificação da ornamentação dentro do hotel. Alguns dos painéis externos se abrem para permitir as vistas sem interrupção do exterior. A forma curvilínea do El Blok também fazem referência à linha sinuosa da costa caribenha e das ruas adjacentes.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Uma escada de concreto aparente adentra o hotel desdobrando o segundo pavimento, definido por um grande terraço aberto onde está o restaurante do hotel. Este espaço é ao mesmo tempo aberto e fechado, agindo como um grande limiar entre o mundo externo e interno do hotel. Os quartos de hóspedes estão nos dois pavimentos subsequentes e estão organizados de maneira radial em torno de um pátio oval central que faz referência à arquitetura vernacular caribenha. A organização radial também auxilia na otimização do acesso àos quartos de hóspedes e reduzem a distância de caminhada. Estes quartos de hóspedes recriam o mundo orgânico e permeável do hotel dentro do microcosmo de cada quarto. O hotel culmina num terraço de cobertura, que conta com uma jacuzzi e outros elementos de iluminação e ventilação pré-fabricados que também abrigam instalações técnicas que estabelecem um contraponto com a horizontalidade.

Planta Baixa Primeiro Pavimento
Planta Baixa Primeiro Pavimento

A estrutura principal é de concreto armado, e está em sua maioria aparente, oferecendo uma experiência diversa em cada espaço. O piso é coberto principalmente em ladrilhos de concreto projetados especificamente para o hotel, utilizando a padronagem inspirada pela planta baixa do hotel e utilizando as cores das paletas típicas caribenhas. A marcenaria é, em sua maioria, de madeira local.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

El Blok busca atingir a certificação LEED Gold. O projeto e a organização compacta auxiliam a minimizar as pegadas de carbono físicas e ecológicas e o edifício em si possui uso máximo de ventilação e iluminação natural. A cobertura e a envoltória são muito eficientes termicamente. Além disso, a cobertura coleta água da chuva para reuso.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "El Blok / FUSTER + Architects" [El Blok / FUSTER + Architects] 30 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756103/el-blok-fuster-plus-architects> ISSN 0719-8906