Museu da Língua Portuguesa tem data marcada para reabrir suas portas

Parcialmente destruído por um incêndio em 2015, o Museu da Língua Portuguesa passou por longo processo de restauro e já tem data para reabrir suas portas: 27 de junho de 2020. O anúncio foi feito por autoridades estaduais e municipais nesta segunda-feira, 16 de dezembro, em visita ao local.

Caso o cronograma seja mantido, o Museu será reaberto quase um ano depois do previsto; em 2018 a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo havia anunciado a possível inauguração para o segundo semestre deste ano que se encerra.

Uma das partes mais danificadas pelo fogo foi a estrutura da cobertura em tesouras de madeira. A construção do novo telhado usou 89 toneladas (67 m³) de madeira certificada proveniente da Amazônia. 

© Ana Mello

Antes de reabrir as portas deste que era um dos museus mais populares de São Paulo, o governo estadual deverá providenciar a instalação da museografia e a seleção da organização social responsável pela gestão. “Nós teremos aqui um Centro de Referência e Estudos da língua portuguesa. Então teremos não apenas uma área voltada ao público em geral, mas também um espaço para pesquisadores, estudiosos e outro para debates e seminários sobre a língua portuguesa e a diversidade cultural como temas principais”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Sá Leitão.

© Ana Mello

A reconstrução do antigo edifício foi aprovada e acompanhada de perto pelos três órgãos do patrimônio histórico: Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). 

Saiba mais sobre a reconstrução do museu neste artigo que publicamos em agosto deste ano.

Fonte: Folha de S. Paulo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Museu da Língua Portuguesa tem data marcada para reabrir suas portas " 23 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/930515/museu-da-lingua-portuguesa-tem-data-marcada-para-reabrir-suas-portas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.