Visualização em tempo real: como trabalhar mais rápido com a ferramenta Twinmotion

Empresas de arquitetura, consultorias de infraestrutura e empresas de design de interiores com visão de futuro estão cada vez mais apostando na visualização da arquitetura em tempo real para explorar, avaliar e apresentar projetos. Ao oferecer aos clientes e partes interessadas no projeto a oportunidade de experimentar espaços futuros em ambientes interativos e imersivos, a tecnologia em tempo real fornece um imediatismo convincente que os desenhos 2D não alcançam.

A próxima geração de ferramentas de visualização de arquitetura tem fornecido novas maneiras de acelerar os fluxos de trabalho. Interfaces mais intuitivas estão reduzindo drasticamente as curvas de aprendizado, enquanto novas formas de conexão rápida e fácil ao software que os arquitetos utilizam diariamente contribuem para aumentar a produtividade e iterações mais rápidas.

Uma dessas ferramentas de última geração é o Twinmotion. É fácil de usar, independentemente da experiência anterior em computação gráfica, permitindo que qualquer pessoa crie facilmente imagens, panoramas e vídeos VR padrão ou de 360 ° de alta qualidade em apenas alguns cliques. Twinmotion é utilizado por profissionais de arquitetura, construção, planejamento urbano e paisagismo. A seguir, é apresentado como duas empresas diferentes estão aproveitando o conjunto de ferramentas.

Acelerando o processo de aprovação em escritórios de arquitetura

Scenario Architecture há muito tempo adota tecnologias de ponta. O estúdio de  arquitetura foi um dos primeiros a adotar o design 3D e sempre esteve interessado em descobrir mais sobre os fluxos de trabalho em tempo real. “Não demoramos mais de cinco minutos tentando perceber que era exatamente o que estávamos procurando - especificamente por causa do link com o ARCHICAD”, diz Ran Ankory, fundador e diretor administrativo da Scenario.

© Scenario Architecture

O Twinmotion sincroniza com muitos dos pacotes de programas de arquitetura líderes de mercado em um clique. Os usuários podem ir de modelos no ARCHICAD, Revit, SketchUp Pro e RIKCAD a experiências imersivas em tempo real em segundos. Uma vez no Twinmotion, uma interface simples e intuitiva facilita a criação e o aprimoramento de uma cena, arrastando e soltando luzes, materiais e acessórios; eles podem até mudar a estação ou o clima apenas arrastando um controle deslizante.

© Scenario Architecture

Ter a capacidade de ajudar os clientes a entender melhor como serão os projetos concluídos foi uma virada no jogo, acelerando o processo de aprovação. “O fato de você ser capaz de percorrer um ambiente 3D com todos os materiais e efeitos de iluminação significa que a aprovação do cliente será muito mais fácil”, explica o designer de arquitetura David Rieser. Desde o primeiro experimento, o conjunto de ferramentas se tornou parte integrante do fluxo de trabalho do estúdio. "Podemos dizer que isso nos ajuda a atrair mais clientes com projetos melhores", diz Ankory. "Não podemos mais imaginar trabalhando sem ele."

Este vídeo mostra mais informações sobre como o Scenario usa o Twinmotion.

Visualizando uma rodovia em Realidade Virtual com o Twinmotion

EFLA é a maior empresa de consultoria e engenharia civil da Islândia. Trabalha em grandes projetos de infraestrutura, como estradas, pontes e transporte público, e esteve recentemente envolvida na visualização de uma parte movimentada da rodovia na costa sudoeste do país.

A equipe usou o Twinmotion para fornecer visualizações de alta qualidade que foram apresentadas às pessoas e partes interessadas locais para educá-los sobre os planos da nova estrada e dar uma idéia de como ela será. Além do vídeo tradicional, a equipe conseguiu criar uma experiência imersiva de Realidade Virtual dos projetos.

© EFLA

“As pessoas são muito mais rápidas em se orientar em um ambiente virtual do que vendo imagens ou impressões em 2D em uma mesa”, diz Thor Bragason, especialista em visualização da EFLA. Devido à natureza rápida e intuitiva da visualização em tempo real, a EFLA conseguiu mudar o projeto em tempo recorde. "Passamos muito menos horas usando o Twinmotion para visualização do que se tivéssemos usado mais software 3D tradicional", diz Bragason.

© EFLA

Fluxos de trabalho acelerados também significavam que eles podem reagir rapidamente ao feedback do cliente, fazendo ajustes no projeto rapidamente. "Com o Twinmotion, temos mais tempo para iterações e experimentações", diz Bragason. "A facilidade também é um grande incentivo para que nossos usuários internos testem o software também".

Leia mais sobre este e outros projetos em que a EFLA usou o Twinmotion.

Visualização em tempo real atraente - sem nenhum custo

Uma das razões pelas quais as empresas de AEC estão migrando para o Twinmotion é sua facilidade de uso. O software foi propositalmente construído para que qualquer pessoa possa buscá-lo e começar a usá-lo quase imediatamente. Mas uma comunidade entusiasta e apaixonada pretende reduzir ainda mais a curva de aprendizado, criando uma vasta biblioteca de materiais e tutoriais.

O Twinmotion tornou-se parte da Epic Games (a empresa que oferece a poderosa solução de renderização em tempo real Unreal Engine) no início deste ano. Na verdade, o software é alimentado pelo Unreal Engine e está disponível para download gratuitamente até o início de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Sponsored Post. "Visualização em tempo real: como trabalhar mais rápido com a ferramenta Twinmotion" [Supercharging Workflows with Real-Time Visualization Tool Twinmotion] 10 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929877/twinmotion-melhorando-o-fluxo-de-trabalho-com-renderizacoes-em-tempo-real> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.