Arquiteta vence prêmio de mobilidade com aplicativo que melhora a segurança das mulheres nas cidades

O aplicativo de segurança Malalai, criado pela arquiteta e urbanista Priscila Gama, cuja função é tornar as cidades e as diversas formas de deslocamento mais seguras para mulheres, foi o grande homenageado do prêmio GOL Novos Tempos. A premiação celebra iniciativas que buscam democratizar a mobilidade.

O sistema do Malalai permite que usuárias compartilhem suas rotas com alguém em sua lista de contatos, para que possam acompanhar em tempo real seu deslocamento. É possível, também, notificar essa pessoa quando se chega ao destino ou enviar um alerta em caso de emergência.

O nome do aplicativo faz referência à Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. A ideia veio quando Priscila Gomes acompanhou a campanha #MeuPrimeiroAssédio, do site Think Olga, em que mulheres compartilhavam relatos de episódios de violência. A arquiteta se espantou com o número de mulheres violentadas na rua à noite ou em transportes coletivos e compartilhados. Decidida a alterar essa realidade, Priscila lançou o aplicativo Malalai em 2015, em parceria com o programador Henrique Mendes. Desde o lançamento do Malalai, o serviço já foi utilizado por mais de 30 mil pessoas.

Além da função de compartilhamento de rota, o app conta com a possibilidade de inserir informações sobre pontos positivos e negativos no mapa, como má iluminação, comércio aberto e em qual horário, presença de polícia e porteiros, dentre outros. Essas informações montam um mapa colaborativo que identifica as rotas mais seguras.

O sistema conta, ainda, com um anel digital denominado Acessório Malalai, um anel que se conecta ao celular com bluetooth e, ao ser pressionado, envia um SMS de alerta e a localização do usuário para contatos cadastrados no aplicativo.

O Malalai conta também com uma plataforma web, por onde é possível contribuir no mapa colaborativo e encomendar o Acessório Malalai. Saiba mais sobre o aplicativo aqui.

Via CAU.

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Arquiteta vence prêmio de mobilidade com aplicativo que melhora a segurança das mulheres nas cidades" 05 Dez 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929558/arquiteta-vence-premio-de-mobilidade-com-aplicativo-que-melhora-a-seguranca-das-mulheres-nas-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.