Pavilhão construído com material reciclado transforma espaço público na África do Sul

O escritório de sul-africano de arquitetura theMAAK acaba de inaugurar uma instalação de arte pública desenvolvida durante o último workshop Design & Make realizado anualmente pelo escritório na Cidade do Cabo. Chamada de Follies in the Veld (FITV), a oficina aberta promovida pelo theMAAK busca aproximar profissionais da indústria da arquitetura e a comunidade em geral, desenvolvendo projetos coletivos e inclusivos para determinados espaços da cidade. Neste ano de 2019, os participantes construíram uma grande 'folie', ou instalação de arte pública, exclusivamente com materiais reciclados.

Pavilhão construído com material reciclado transforma espaço público na África do Sul - Mais Imagens+ 6

Cortesia de theMAAK_FITV 2019

Para esta edição da Design & Make, o theMAAK escolheu um espaço público aberto ao lado do Museu Old Pass no distrito de Langa para a realização do workshop. O coletivo OurWorkshop, também sediado em Langa, e a educadora e artista Amy Rusch, participaram como co-organizadores desta edição do FITV. O theMAAK é um escritório comprometido em desenvolver soluções arquitetônicas a partir do reaproveitamento de materiais residuais, daí a ideia de construir a instalação temporária deste ano utilizando apenas embalagens de Tetra Pak. O workshop deste ano teve como principal objetivo promover um entendimento mais amplo do significado de "resíduo", com a idéia de capacitar, educar e conscientizar os participantes e a comunidade local.

© Ella Petousis

Como a equipe explica, o FITV é parte integral da agenda social do theMAAK, uma prática que pretende ‘democratizar o acesso ao design de qualidade em toda a África do Sul’. Por isso o programa este ano foi realizado em Langa, uma das áreas mais pobres da Cidade do Cabo, com a metade das vagas do workshop sendo ocupadas por moradores de Longa e região. A metodologia de projeto desenvolvida pelo theMAAK em parceria com seus colaboradores, procura incluir e integrar pessoas com diferentes interesses, habilidades, classes e gêneros, criando um espaço de troca, compartilhamento e inclusão social.

© Sophie Zimmermann

O principal objetivo do workshop deste ano foi fomentar uma nova cultura de uso do espaço publico em comunidades carentes. Embora as intervenções realizadas no contexto do FITV sejam de caráter temporário, os organizadores acreditam que a instalação pública, depois de construída, tenha um efeito positivo e duradouro. A estrutura espacial de Tetra-Pak foi concebida para refletir essa mesma atitude, e por isso mesmo, esta é a primeira instalação desenvolvida durante a FITV a ser construída em um espaço público.

O theMAAK é um escritório de arquitetura que tem desenvolvido uma série de projetos em comunidades carentes da África do Sul, especialmente na Cidade do Cabo, com o objetivo de democratizar a arquitetura. Eles acreditam que através de uma infra-estrutura pública mais inclusiva, espalhada por todos os cantos da cidade - principalmente próxima das pessoas que mais à necessitam -, tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida das comunidades mais necessitadas do país e, ao mesmo tempo, oferece uma oportunidade para promover um melhor desenvolvimento e inclusão social, diminuindo as fronteiras culturais e raciais. As iniciativas desenvolvidas pelo theMAAK se apoiam em seus diversos colaboradores e parceiros. Qualquer pessoa ou entidade interessada em colaborar com iniciativas como essa podem entrar em contato com o theMAAK aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Pavilhão construído com material reciclado transforma espaço público na África do Sul" [South Africa's Waste to Wonder Pavilion Transforms Public Space with Upcycled Trash] 08 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929528/pavilhao-construido-com-material-reciclado-transforma-espaco-publico-na-africa-do-sul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.