Dicas para escolher um vaso sanitário em um projeto de arquitetura

Possivelmente não damos a importância que merecem os vasos sanitários às nossas vidas e à nossa saúde. As "regras de ouro" que os tornam extremamente úteis para a saúde humana é que eles imediatamente nos separam do nosso resíduo e transportam os mesmos para tratamento, evitando que poluam o meio ambiente ou deixem as pessoas doentes.

Além de ser um ótimo local para ter boas ideias, repassar o feed do Instagram e colocar alguns emails em dia, ter o acesso a um vaso sanitário é algo que nos previne de diversas doenças e que acabamos só dando a real importância quando não temos. Vamos revisar algumas dicas baseadas nos produtos e dispositivos desenvolvidos pela empresa Corona.

Montecarlo. Image Cortesia de Corona

Ainda que pareça que os vasos sanitários mudaram pouco nas últimas décadas, por terem mantido desenhos parecidos e os mesmos materiais, é evidente que há uma imensa de quantidade de tecnologia incorporada. Além das melhorias no conforto e nas diversas possibilidades de design, já há opções de mercado, sobretudo marcas japonesas, que tocam música, esquentam os assentos e incorporam jatos de água que poderão te surpreender. Há também pesquisas em cursos para sanitários conectados à Internet, cujos sensores e inteligência artificial possam detectar sinais precoces de doenças e ajudar as pessoas a gerenciar condições crônicas como o diabetes. 

Loto. Image Cortesia de Corona

A sustentabilidade é um tema fundamental. Cada descarga em um vaso sanitário típico despeja cerca de 16 litros de água potável, o que é muita água. O vaso sanitário corresponde a cerca de 30% do total de água utilizada em uma residência. Dessa maneira, o setor tem se esforçado para melhorar a eficiência desses dispositivos vitais em nossas casas. Já existem vários modelos que buscam aumentar sua eficiência operacional, oferecendo limpeza máxima e uso mínimo de água, por exemplo, a tecnologia SifonJet.

Há 3 principais tipos de vasos sanitários no mercado:

  1. Com válvula de descarga – O tipo mais popular e barato, mas também o que mais consome água em cada descarga, já que ela sai com mais pressão e mais volume. Como o sistema de descarga é instalado na parede, ele ocupa menos espaço, o que pode ser decisivo para banheiros pequenos. 

  2. Com caixa acoplada – Com instalação mais simples, também consome menos água. A caixa acoplada possui um reservatório que dispensa água em menor quantidade para cada descarga.

  3. Com sistema a vácuo – Trata-se de um sistema mais caro, mas que libera pouquíssima água em cada descarga. O sistema por pressão aspira os líquidos e dejetos e os dispensa no esgoto.

San Giorgio. Image Cortesia de Corona

Além dessa primeira escolha básica, há algumas dicas chave para escolher o vaso sanitário que mais se adequará às suas necessidades. Selecionamos algumas abaixo:

  • Resistência e Durabilidade: Uma peça sanitária é uma compra ponderada e avaliada, pois não é feita a todo momento. Por isso, o vaso sanitário deve ser um produto com um ciclo de vida longo e feito de materiais altamente resistentes. Nesse caso, é melhor escolher a qualidade antes de qualquer outra variável, afinal, fará com que o produto dure mais sem incômodos. Além disso, é importante considerar as garantias e certificações incluídas no produto.

  • Acabamentos: Dependendo do estilo do banheiro em que o vaso sanitário será instalado, pondere sobre acabamentos foscos ou mais acetinados. Tendências como o minimalismo estrutural destacam como os acabamentos de cada produto têm grande relevância, porque são os próprios produtos que irão decorar o espaço. 

  • Cores: embora a cor branca seja majoritariamente usada, há vasos sanitários em uma ampla variedade de cores, que podem funcionar bem se pensadas em conjunto com o restante do projeto

Aquapro. Image Cortesia de Corona

  • Dimensões: A altura e a largura de um vaso sanitário dependerão do usuário final. Recomenda-se considerar um comprimento mínimo de 70 cm e uma altura de aproximadamente 40 cm, garantindo maior conforto ao usá-lo. Idealmente, deixe um espaço de pelo menos 60 centímetros em frente ao vaso sanitário e considere, se possível, as dimensões e acessórios para permitir seu uso universal.

  • Eficiência e benefícios adicionais do produto: Atualmente, há tantas opções no mercado que a decisão de compra pode demorar muito tempo se não encontrarmos um claro diferenciador entre um produto e outro. Portanto, é importante que a decisão final seja influenciada pelos valores agregados de cada banheiro: quantos gramas de descarga sólida ele pode evacuar? Que tipo de motor hidráulico inclui para conduzir água? Como o banheiro é limpo internamente em cada descarga para reduzir germes e bactérias? Quanto tempo leva para evacuar? 2,5 segundos, por exemplo, é um bom número.

Solare. Image Cortesia de Corona

Observamos que a escolha de um vaso sanitário é uma decisão que deve ser tomada com cuidado, considerando aspectos como a qualidade do material, a confiabilidade da marca, a tecnologia incorporada, a economia de água e, claro, o design e a estética. É vital que seu estilo corresponda ao restante resto do ambiente e até mesmo de outras peças e acessórios sanitários.

Confira os diferentes modelos de banheiros aplicados nos banheiros e encontre mais informações aqui.

Cortesia de Corona

Dicas para escolher um vaso sanitário em um projeto de arquitetura - Mais Imagens+ 7

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Dicas para escolher um vaso sanitário em um projeto de arquitetura" 15 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929306/dicas-para-escolher-um-vaso-sanitario-em-um-projeto-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.