BOGL vence concurso para reurbanização de cidade portuária na Noruega

O escritório dinamarquês de arquitetura e paisagismo BOGL foi escolhido como o vencedor do concurso de urbanização e desenvolvimento urbano da cidade portuária de Tananger, na Noruega. Localizada na costa sudoeste da península de Stavanger, a pequena vila do município de Sola está passando por um rápido processo de crescimento, e a proposta do concurso pretende transformar o vilarejo em um atraente lugar para morar, trabalhar e visitar.

The paving is made of bright local slate, laid out in a special pattern that offers the square a unique identity. Image Courtesy of BOGL

Acreditamos que a familiaridade com a paisagem marítima de Tananger é fundamental para o sucesso deste projeto, e por isso pretendemos fortalecer a relação funcional da cidade com o porto e o mar. A proposta de urbanização conta com uma nova praça, a ampliação do porto além de um parque que transformará Tananger em uma das melhores cidades para se viver na Noruega -- Jens Linnet, diretor criativo e sócio do BOGL.

Courtesy of BOGL

De acordo com as previsões de crescimento, a população da cidade de Tananger deverá dobrar nos próximos trinta anos. Por isso, o projeto apresentado pela equipe do BOGL tem como principal objetivo “certificar que a cidade evolua junto com a chegada de seus novos habitantes”. O porto de Tananger é um elemento inestimável para a história da cidade e continuará sendo também no presente e no futuro. O BOGL, é um escritório-estúdio de paisagismo e planejamento urbano com sede em Copenhague, na capital do país vizinho da Dinamarca. A abordagem apresentada pela equipe dinamarquesa estabelece e fortalece a conexão da cidade com o mar, transferindo a praça central da cidade para a área do porto, transformando-a em um importante elemento de conexão entre o mar e a cidade. De fato, a nova praça será um espaço flexível e aberto para receber as mais diversas atividades, incentivando outras interações entre o espaço construído e a paisagem natural de Tananger. Por se tratar de uma pequena comunidade em um modesto vilarejo, o projeto apresentado pelo BOGL “pretende criar um espaço urbano agradável e funcional, adequado ao crescimento e integração da comunidade local”.

The masterplan of the urban development of Tananger indicates a clear urban space hierarchy: The city, the quayside, and the park all unite in the new city square. Image Courtesy of BOGL

Procuramos respeitar as principais características históricas do lugar, aprimorando todas as qualidades espaciais pré-existentes em Tananger. Concentramos nossos esforços em realçar a beleza que já existe, fortalecendo a sensação de pertencimento e a relação entre a comunidade local e a cidade histórica de Tananger. -- Jens Linnet, diretor criativo e sócio do BOGL.

Courtesy of BOGL
Courtesy of BOGL

O projeto de reurbanização da área central de Tananger cobre uma área total de vinte e cinco mil metros quadrados no coração do município, dos quais cinco mil e quinhentos metros quadrados foram dedicados a criação de um novo parque, além e outros quatorze mil metros quadrados de novos edifícios e moradias. A Casa dos Pescadores, um dos principais elementos conceituais deste projeto, faz referência a importância da atividade pesqueira para a comunidade de Tananger, “proporcionando uma transição suave entre a cidade e a paisagem marítima”. Além disso, o projeto conta com diversas novas instalações para o processamento, armazenamento e expedição dos produtos da atividade pesqueira, além de outras instalações públicas, como uma peixaria e um restaurante.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "BOGL vence concurso para reurbanização de cidade portuária na Noruega" [BOGL Wins Urban Development Competition in a Norwegian Harbor City ] 16 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928438/bogl-vence-concurso-para-reurbanizacao-de-cidade-portuaria-na-noruega> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.