Dorte Mandrup vence concurso para edifício cultural e observatório de baleias na Noruega

O escritório de arquitetura dinamarquês Dorte Mandrup A/S venceu o concurso internacional para projetar The Whale (A Baleia), uma nova atração turística para o norte da Noruega, que contará as histórias desta majestosa criatura marinha através da arte, ciência e arquitetura.

Dorte Mandrup vence concurso para edifício cultural e observatório de baleias na Noruega - Mais Imagens+ 3

© Dorte Mandrup

Localizado 300 km ao norte do Círculo Polar Ártico, na ilha de Andøya, uma pequena cidade de 2.600 habitantes que, por acaso, é um dos melhores lugares do mundo para observação de baleias, o edifício cultural deve reforçar o turismo no norte da Noruega. 

Lançada no início de 2019, o concurso para a nova atração do Ártico atraiu propostas de 37 equipes internacionais. Dorte Mandrup A/S, especializado em edifícios culturais e turísticos, transformações de edifícios históricos e intervenções na paisagem, ficou em primeiro lugar, à frente de escritórios como BIG, Snohetta e Reiulf Ramstad Architects.

© MIR

Escolher um vencedor do concurso de arquitetura foi um grande desafio, porque tivemos várias propostas de alta qualidade. No entanto, o projeto da Dorte Mandrup é o vencedor pois e atende aos critérios da competição da melhor maneira possível. É poético e discreto e, ao mesmo tempo, um edifício muito emocionante e incomum. Estamos ansiosos para trabalhar com a Dorte Mandrup na construção de The Whale em Andenes. Com esta proposta fantástica, temos o que é preciso para criar uma atração mundial.
– Børre Berglund, CEO da The Whale AS e presidente do júri do concurso.

© Dorte Mandrup

Criado para esta paisagem singular, The Whale foi projetado como uma extensão do entorno natural, elevando-se fisicamente como uma colina e criando cavidades sob a cobertura. Pensado como uma experiência em si, o edifício oferece percepções diversas. O escritório imaginou uma cobertura em forma de paraboloide, inspirada pelo ambiente. Inserido e mimetizado ao contexto, o edifício, que tem inauguração prevista para 2022, abrigará espaços de exposições, escritórios, um café e uma loja.

Localizado no extremo norte, Andøya é um lugar único e The Whale, um projeto extraordinário. Não apenas criaremos arquitetura em outra paisagem notável, mas também participaremos no aumento da observação das baleias e na preservação da vida marinha, […] Aqui, à beira do oceano, faremos uma marca na paisagem magnífica. Esta oportunidade vem com grande responsabilidade, que é extremamente motivadora e inspiradora.Dorte Mandrup, fundador da Dorte Mandrup A/S.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Dorte Mandrup vence concurso para edifício cultural e observatório de baleias na Noruega" [Dorte Mandrup Wins Competition to Design Cultural Building in Norway] 09 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927892/dorte-mandrup-vence-concurso-para-edificio-cultural-e-observatorio-de-baleias-na-noruega> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.