Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020

A Carlo Ratti Associati acaba de apresentar os últimos detalhes do projeto para o Pavilhão Italiano na Expo Dubai 2020, projetado em colaboração com Italo Rota, Matteo Gatto e a empresa de engenharia F&M Ingegneria. Desenvolvido em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores da Itália e dos Emirados Árabes Unidos, o projeto do pavilhão italiano é uma metáfora da longa viagem do país da bota para a cidade sede da Expo 2020.

Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020 - Imagem 2 de 8Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020 - Imagem 3 de 8Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020 - Imagem 4 de 8Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020 - Imagem 5 de 8Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020 - Mais Imagens+ 3

Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020 - Imagem 6 de 8
Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati e Italo Rota Building Office, com matteogatto&associati e F&M Ingegneria

Explorando temas relacionados à reciclagem, a circularidade e as novas tecnologias na arquitetura, o pavilhão projetado pela Carlo Ratti Associati foi concebido à partir da estrutura de três barcos, os quais serão reutilizados e convertidos na estrutura do pavilhão italiano para a Expo Dubai 2020. De fato, “o projeto do pavilhão é resultado literal da abordagem circular aplicada à arquitetura”. A sustentabilidade representa a essência deste projeto, um pavilhão construído com materiais de construção bastante específicos e pouco usuais, como cascas de laranja e borra de café ou sacolas plásticas recicladas retiradas do oceano. Além disso, o pavilhão italiano incorpora materiais locais, como a areia - material abundante na cidade de Dubai. Além disso, estratégias passivas de controle de temperatura também são importantes elementos definidores do projeto de arquitetura desenvolvido pela equipe liderada por Carlo Ratti.

Gostamos da ideia de construir um pavilhão que se transformasse com o tempo, assumindo diferentes formas, [...] Buscamos desenvolver um projeto de arquitetura que pudesse expressar o conceito de circularidade - tanto a curto quanto à médio e longo prazo.”- Carlo Ratti, sócio fundador da CRA e diretor do MIT Senseable City Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020 - Imagem 7 de 8
Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati e Italo Rota Building Office, com matteogatto&associati e F&M Ingegneria

O pavilhão circular que portará as cores da Itália na Expo Dubai 2020 estará aberto ao público entre os dias 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021. Uma estrutura que explora “a importância da história, das tradições e da memória como elementos capazes de estimular o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias. O pavilhão é uma espécie de homenagem às populações ribeirinhas que floresceram às margens do Mar Mediterrâneo ao longo da história da humanidade, dando forma ao patrimônio cultural comum como o conhecemos hoje.” Em relação a cobertura do pavilhão, principal elemento compositivo da estrutura, ele foi desenhado para “mimetizar as ondas do mar e das dunas do deserto.” Por outro lado, a estrutura do pavilhão é leve e permeável, “esculpida a partir de uma duna gigante.” A fachada, por sua vez, é composta por cortinas de luminárias LED e cordas náuticas, a qual funcionará como uma grande tela multimídia.

“A natureza deste pavilhão é circular. Nada aqui é desperdiçado; muito pelo contrário, praticamente tudo aqui foi recuperado e re-inventado para dar forma a este edifício, [...] O oceano permeará metaforicamente e literalmente a estrutura do pavilhão, através das algas marinhas utilizadas para produzir energia e alimentos durante a Expo Dubai.”- Italo Rota, sócio fundador da Italo Rota Building Office.

Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020 - Imagem 8 de 8
Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati e Italo Rota Building Office, com matteogatto&associati e F&M Ingegneria

Concebido pelo renomado escritório de arquitetura de Carlo Ratti, o projeto faz parte da contínua pesquisa do arquiteto diretor do MIT Senseable City Lab em busca de novas soluções e materiais para a arquitetura do século XXI. Um exemplo desta já reconhecida trajetória, é o Digital Water Pavilion, uma pavilhão construído à base de água para a Expo Zaragoza de 2008, reconhecida naquela ocasião como uma das “mais importantes invenções daquele ano” pela revista Time.

A Itália presenteará a Expo Dubai com um Hub de Inovação, […] Um pavilhão com uma estrutura inovadora, inspirada pelo conceito de economia circular. Este pavilhão não será apenas um objeto expositivo, mas uma mostra do know-how italiano representado por alguns dos melhores arquitetos do nosso país.” - Paolo Glisenti, comissário geral da Itália na Expo Dubai 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Carlo Ratti projeta pavilhão da Itália para a Expo Dubai 2020" [Italy Reveals its CRA-Designed Pavilion for Expo 2020 Dubai] 03 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927624/carlo-ratti-projeta-pavilhao-da-italia-para-a-expo-dubai-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.