Render em tempo real, acessível a todos

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em renderização em tempo real para visualização de arquitetura e como ela está mudando a maneira como os projetos são apresentados. Com a renderização em tempo real, é possível editar o projeto e ver as alterações atualizadas instantaneamente, com alta qualidade, além de produzir animações e panoramas em minutos, em vez de dias. A renderização em tempo real também abre as portas para experiências imersivas, como vídeos em 360° e realidade virtual.

Uma das soluções mais fáceis para renderização em tempo real é o Twinmotion. Este software de visualização possui uma interface bastante intuitiva e tem suporte para PC e Mac. O Twinmotion foi desenvolvido para simplificar o processo de criação de imagens estáticas, animações e mídias imersivas a partir de modelos CAD; ele promete acelerar o processo criativo sem comprometer a qualidade do resultado final. Além disso, está disponível gratuitamente até novembro de 2019 e, mesmo depois dessa data, você pode continuar usando a versão gratuita pelo tempo que quiser.

Com seu modelo CAD concluído, basta importá-lo para o Twinmotion. Se você criou seu modelo no ARCHICAD, Revit ou SketchUp Pro, pode aproveitar o recurso de link direto do Twinmotion para sincronizar seus arquivos com um único clique. Isso permite que você continue fazendo alterações no modelo original depois de começar a criar sua visualização. O Twinmotion também pode importar arquivos FBX, C4D e OBJ, oferecendo suporte a outros modelos muito populares.

Com o modelo importado, você pode atribuir materiais de PBR (physically based rendering, ou, renderização com base física) e adicionar luzes e acessórios simplesmente arrastando elementos da extensa biblioteca para dentro do modelo. Muitos destes elementos são animados; você pode organizar sua cena com personagens e veículos em movimento, ou plantas com folhagens ao vento.

Definir a hora do dia, a estação e até o clima é ainda mais simples; mude do verão para o outono e as folhas começam a cair das árvores; arraste outro controle e a chuva começa a cair; ajuste a estação novamente e a chuva se transforma em neve. Você pode até garantir que a luz do sol e as sombras sejam exatas para o local real do projeto em uma época específica do ano: basta posicionar um alfinete no mapa e definir uma data.

Realidade virtual, 360º e mais

Imagens estáticas e animações de alta qualidade são importantes, mas os clientes de hoje esperam representações imersivas onde possam realmente experienciar o projeto. Alguns anos atrás, oferecer a um cliente um tour imersivo ao vivo em tempo real de um edifício exigia hardwares e softwares caros. Agora, com o Twinmotion, você pode criar panoramas, vídeos em 360° e arquivos BIMmotion auto-executáveis com um equipamento acessível, com apenas alguns cliques. Com suporte para os óculos de realidade virtual mais populares, agora você pode imergir totalmente em seu projeto, seja no Twinmotion ou em um arquivo BIMmotion. Todos esses tipos de saída estão disponíveis em uma única cena do Twinmotion, dispensando a necessidade de várias versões.

Rápido de aprender, rápido de criar

Uma das maiores barreiras para a renderização em tempo real e novas mídias é a curva de aprendizado. O Twinmotion já é muito fácil de usar, mas, além disso, a comunidade de usuários desenvolveu algumas séries de tutoriais no YouTube. Também, se você pressionar F1 em qualquer parte da interface, um vídeo relacionado explicativo será inicializado, dispensando as longas horas de busca em manuais cansativos.

Em maio de 2019, a Twinmotion se tornou parte da Epic Games, a mesma empresa que oferece as soluções em tempo real Unreal Engine e Unreal Studio. Com efeito, o Twinmotion foi construído com base na Unreal Engine. Para qualquer pessoa interessada em começar a usar o Twinmotion, a Epic Games realizou recentemente um webinar chamado Visualização arquitetônica rápida com o Twinmotion, disponível sob demanda.

A Epic Games lançou recentemente uma atualização gratuita para o Twinmotion, que inclui o novo link direto com o SketchUp Pro, além de um pacote expandido de gramas e flores. Você pode baixar a versão mais recente aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Cita: "Render em tempo real, acessível a todos" [Real-Time Rendering for All of Us] 29 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927311/render-em-tempo-real-acessivel-a-todos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.