Márcio Kogan projetará museu em homenagem ao designer Zanine Caldas na Bahia

Um dos mais influentes designers brasileiros, José Zanine Caldas teria completado seu centenário em abril deste ano. Em homenagem ao legado do designer, a prefeitura de Belmonte, Bahia, planeja inaugurar, em fevereiro do próximo ano, um museu. O projeto será dividido em duas etapas, que compreendem a recuperação do antigo casarão histórico onde Caldas nasceu e, posteriormente, a ampliação das instalações com um projeto de Márcio Kogan.

O museu contará com rico acervo de fotos, desenhos, maquetes e vídeos mostrando a vida criativa do artista, que além de designer trabalhou com projetos de arquitetura, tendo desenhado uma variedade de casas, das quais se destaca o conjunto de 30 residências construídas nas falésias da praia da Joatinga, Rio de Janeiro. 

Zanine mostra que as matizes não acadêmicas da arquitetura questionam preceitos e avançam os limites da arte e da técnica. - Márcio Kogan

O primeiro contato de Caldas com a arquitetura foi como maquetista, tendo realizado trabalhos para Rino Levi, Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, para mencionar apenas alguns. O contato com os materiais usados nas maquetes, sobretudo o compensado, mostrou um caminho possível para se pensar móveis industrializados a preços acessíveis - inquietação que deu origem mais tarde empresa Móveis Artísticos Z.

Móveis de Zanine Caldas. Foto: Divulgação

Como parte das celebrações do centenário, também será lançado o livro “José Zanine Caldas”, pela Editora Olhares. A publicação de 300 páginas será uma biografia que contará o histórico das suas obras e toda a vida do designer que revolucionou o Brasil e permanece vivo em seu trabalho que impressiona as novas gerações. 

Fonte Valor Econômico.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Márcio Kogan projetará museu em homenagem ao designer Zanine Caldas na Bahia" 15 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926495/marcio-kogan-projetara-museu-em-homenagem-ao-designer-zanine-caldas-na-bahia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.