Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Resumo da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (XI BIAU) em Assunção

Resumo da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (XI BIAU) em Assunção

Na semana passada, Assunção, Paraguai, recebeu a XI BIAU. Veja a seguir um resumo do evento, incluindo o anúncio dos 17 vencedores do Prêmio Panorama Obras - um reconhecimento que discute projetos de arquitetura e urbanismo construídos na América Latina.

Entre os dias 6 e 11 de outubro, a cidade acolhgeu exposições, debates e conferências de arquitetos reconhecidos como José María Sáez, Toni Gironés, Rozana Montiel, Entre Nos Atelier, Barclay & Crousse, entre outros, sob o tema paragua y (habito - a água).

"A América Latina é habitada e construída ao mesmo tempo. É constantemente reparada. Constrói os espaços a própria pessoa que os habita, portanto pensa no que constrói e constrói com o que tem. A América Latina é vivida sempre como uma cidade em formação, latente, mestiça, imperfeita. A XI Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo nos mostra como vivemos na América Latina. Nos mostra com naturalidade, tratando do cotidiano. Nisso reside sua radicalidade.
- Arturo Franco e Ana Román. Comissários/Diretores da XI BIAU.

Sesc 24 De Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos. Imagem © Nelson Kon. Um dos vencedores do Prêmio Panorama Obras
Sesc 24 De Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos. Imagem © Nelson Kon. Um dos vencedores do Prêmio Panorama Obras

Nesta edição, o bairro de La Chacarita é o protagonista da Bienal. Nele, os curadores nacionais dos países participantes lideraram 13 grupos de trabalho para desenvolver propostas de melhorias e transformação junto aos arquitetos locais e vizinhos da região.

No mesmo sentido, essa iniciativa se vincula também ao anúncio dos vencedores do Prêmio Iberoamericano de Arquitetura e Urbanismo 2019, que selecionou nessa edição Jorge Scrimaglio e César Ortiz Echagüe Rubio, sendo que "ambos arquitetos supuseram um referencial sólido da arquitetura latino-americana ao longo dos anos a partir de sua forte condição marginal e periférica."

Casa Alorda. Fotografia: Walter Salcedo.. Imagem cortesia de XI BIAU
Casa Alorda. Fotografia: Walter Salcedo.. Imagem cortesia de XI BIAU

Reveja nossa cobertura completa da XI BIAU

Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Resumo da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (XI BIAU) em Assunção" [Se inaugura la Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo (XI BIAU) en Asunción] 14 Out 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/926393/resumo-da-bienal-iberoamericana-de-arquitetura-e-urbanismo-xi-biau-em-assuncao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.