Igreja da Pampulha é reaberta ao público após um ano de restauro

Um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte, a Igreja da Pampulha, projetada por Oscar Niemeyer, recebeu um minucioso trabalho de restauro e será reaberta ao público hoje, dia 4 de outubro. O edifício estava fechado desde junho do ano passado, quando se iniciou a intervenção nas infiltrações, incluindo um complexo trabalho de substituição do forro de madeira da nave central, além de manutenções gerais, como a limpeza e recuperação do revestimento externo das pastilhas cerâmicas, repintura da capela e recuperação dos passeios da calçada portuguesa.

A Igreja de São Francisco de Assis, popularmente conhecida como Igrejinha da Pampulha, é um edifício com alto valor histórico, marco da arquitetura moderna e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e desde 2016 é Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

via Divulgação

As obras na igreja fizeram parte de compromissos assinados com a UNESCO para modificações nos projetos do Conjunto da Pampulha após sua nomeação como Patrimônio Cultural da Humanidade. Devido à importância do projeto da igreja, foi realizado um amplo estudo para garantir a preservação dos valores patrimoniais. De acordo com a Tecnibras, construtora responsável pelo projeto, o restauro contou com uma intervenção atenta aos detalhes construtivos, para que não houvesse uma descaracterização do bem cultural e para que fossem mantidas as condições de autenticidade e fruição.

via Divulgação

A substituição do forro de madeira da nave central, danificado por conta das infiltrações, foi o maior desafio do restauro. Como cada peça dos painéis de madeira que formavam o forro tinha medida única e diferentes entre si, foi feito um mapeamento de cada painel e as peças antigas serviram de molde para a fabricação de novas.

via Divulgação
via Divulgação

A recuperação do revestimento externo das pastilhas cerâmicas também exigiu bastante atenção no processo de restauração. As regiões com destacamento de pastilhas foram recuperadas manualmente e reassentadas, seguido de limpeza também manual para não danificar as pastilhas e argamassa de assentamento. 

via Divulgação
via Divulgação

O restauro foi selecionado pelo IPHAN para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. As obras foram executadas pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

Clássicos da Arquitetura: Igreja da Pampulha / Oscar Niemeyer

17 A Igreja de São Francisco de Assis, projetada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 1943, é parte do projeto arquitetônico da Pampulha encomendado pelo prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Este conjunto é um marco da arquitetura moderna no Brasil e no mundo, abrigando vários ícones do modernismo brasileiro.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Igreja da Pampulha é reaberta ao público após um ano de restauro" 04 Out 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925850/igreja-da-pampulha-e-reaberta-ao-publico-apos-um-ano-de-restauro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.