TransMiCable em Bogotá: uma solução de transporte coletivo e espaço público

O TransMiCable é o meio de transporte que beneficia a mais de 700.000 habitantes de Ciudad Bolívar desde o final de dezembro do ano passado. Eles são transportados de El portal de Transmilenio el Tunal, contíguo ao CeFe el Tunal, até a estação Mirador del Paraíso, passando por outras estações intermediárias, como SuperCade Manitas. Para suspender o sistema de transporte elevado, as linhas de cabo se apoiam sobre 24 pilares, os quais terão espaços públicos a seu redor, deixando um espaço útil para a comunidade.

Pilona 21. Image Cortesía de Planeación Distrital

Além de dar viabilidade de transporte para Ciudad Bolívar, o sistema também melhorará a qualidade de vida com estes projetos complementares que habilitam o espaço ao redor dos pontos onde aterrizam as bases dos pilares, aproveitando, assim, a infraestrutura para o benefício do espaço público urbano.

Paseo y mirador. Image Cortesía de Planeación Distrital

Trechos do memorial da equipe de planejamento distrital: A infraestrutura do TransMiCable, construída pelo Instituto de Desenvolvimento Urbano e administrada por Transmilenio, é composta por vinte e quatro pilares e quatro estações: Tunal, Juan Pablo II, Manitas e Estación Mirador del Paraíso, as quais conectarão com o Portal El Tunal. No total são 163 cabines que mobilizam 3.600 passageiros por hora. Esta obra faz parte do Projeto Integral TransMiCable, conformando o primeiro anel. Nas estações estão previstas áreas de acessibilidade de passageiros, salas técnicas, armários, espaços comerciais, bicicletários e banheiros públicos.

Pilona 15. Image Cortesía de Planeación Distrital

As problemáticas de qualidade de vida e acessibilidade em Ciudad Bolívar são causadas, entre muitas outras razões, pela carência em equipamentos e espaço público, e pela condição topográfica da localidade. Com o objetivo de suprir essas carências e, aproveitando a aquisição de um edifício para a construção do TransMiCable, a administração distrital estruturou o segundo anel do Projeto Integral TransMiCable ce Ciudad Bolívar, que fornece à cidade cerca de 77.000 m2 de espaço público e 8.337 m2 em edifícios para serviços sociais. Ao redor de algumas estações e pilares, ficam conformados alguns edifícios com diferentes tamanhos (entre 150 e 2.500 m2 aproximadamente), nos quais estão sendo construídos vinte e seis equipamentos e espaços públicos.

Pilona 9. Image Cortesía de Planeación Distrital

Estas obras foram projetadas sobre os parâmetros arquitetônicos definidos pela Secretaria Distrital de Planejamento, como sistemas ambientais que permitam economia de energia em ventilação e iluminação, sistemas que garantam a segurança física das pessoas, durabilidade e qualidade de materiais, unidade visual para as fachadas e a adequação do primeiro pavimento de cada construção com espaços de encontro para o aproveitamento dos cidadãos.

Pilona 8. Image Cortesía de Planeación Distrital
Illimaní. Image Cortesía de Planeación Distrital

De forma complementar aos projetos de equipamentos nos edifícios remanescentes do cabo, e paralelamente ao segundo anel, cria-se a estratégia social do projeto, a qual compõe o terceiro anel. As entidades implicadas nessa estratégia são Transmilenio, o Instituto de Participação Cidadã, o Instituto de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria de Mobilidade e o Instituto para a Economia Social. Além disso, as entidades que fazem parte do segundo anel realizam processos de socialização e participação cidadã.

Pilona 10. Image Cortesía de Planeación Distrital
Sobre este autor
Cita: Baraya, Santiago. "TransMiCable em Bogotá: uma solução de transporte coletivo e espaço público" [TransMiCable en Bogotá: así se verán los espacios públicos alrededor de las instalaciones] 26 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925371/transmicable-em-bogota-uma-solucao-de-transporte-coletivo-e-espaco-publico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.