Kengo Kuma projeta instalação com bambu para o London Design Festival 2019

O arquiteto japonês Kengo Kuma inaugurou recentemente a sua já esperada instalação de bambu para o London Design Festival de 2019. Desenvolvida em parceira com a fabricante de smartphones OPPO, e chamada de ‘Bamboo (竹) Ring: Weaving into Lightness’, a obra de Kuma está instalada no Jardim John Madejski do Museu Victoria & Alberts de Londres que estará aberto durante todo o festival. Com formas inspiradas pelo próprio desenho do Jardim de Madejski e com curadoria de Clare Farrow, a estrutura de anéis foi criada costurando os arcos de bambu com fios de fibra de carbono.

Kengo Kuma projeta instalação com bambu para o London Design Festival 2019 - Mais Imagens+ 1

Cortesia de OPPO, Londres Design Festival

Como o mote desta edição do Festival celebra o uso de novas tecnologias e a inovação no design contemporâneo, a parceria com a OPPO procura explorar os desdobramentos que a incorporação destes novos instrumentos pode proporcionar aos processos de concepção e fabricação de objetos de design. Sobre a colaboração com a OPPO, Kengo Kuma disse: “Desenvolver este projeto com o Centro de Design da OPPO em Londres foi uma experiência muito interessante, isso porque compartilhamos uma visão muito parecida sobre o design e sobre como incorporar novas tecnologias e materiais naturais nos processos de concepção e produção. A escolha de trabalhar com bambu e fibra de carbono nos permitiu criar uma instalação ímpar, que se encaixa perfeitamente no contexto onde está inserida. A OPPO está comprometida com a inovação, em criar objetos únicos que permitam aos usuários apreciar e reconhecer a beleza do design através da tecnologia, e é assim que eu tenho desenvolvido o meu trabalho ao longo de minha carreira como arquiteto e designer; buscando constantemente descobrir novos materiais, construir novas formas e criar novos espaços. ‘Bamboo (竹) Ring: Weaving into Lightness’ é o resultado de todos estes esforços.”

Cortesia de OPPO, Londres Design Festival

O bambu tem sido utilizado na arquitetura japonesa desde os tempos mais remotos, principalmente devido à sua resistência e flexibilidade. Em nossa instalação, o módulo básico da estrutura é composto por um anel de bambu com dois metros de diâmetro. Ao combinar este tradicional elemento construtivo com a fibra de carbono, criamos um objeto muito mais leve e resistente que o próprio bambu, mas sem alterar as suas características únicas - um objeto curioso desenvolvido através de um processo sustentável. Uma estrutura que ressoa as memórias de infância de Kuma e aponta para o futuro da arquitetura. Bamboo (竹) Ring, or ‘Take-wa 竹わ’, pretende ser mais do que um objeto de design, um catalisador para reunir e aproximar pessoas.

Cortesia de OPPO, Londres Design Festival

Além da parceria com Kengo Kuma, a OPPO também está participando do Festival de Londres com outro projeto, o ‘Essence of Discovery’[1]. Implantado na Baker Street, a instalação procura explorar a relação entre seres humanos e tecnologia, mostrando que através da ciência podemos ser capazes de criar e desenvolver produtos que combinam beleza e inovação. Por meio de seus processos experimentais, o Centro de Design da OPPO está comprometido a explorar novas possibilidades e tendências no mundo do design.

A instalação ‘Essence of Discovery’ poderá ser visitada na Baker Street número 35 ao longo de todo o London Design Festival, de 14 a 22 de setembro. Por sua vez, o ‘Bamboo (竹) Ring: Weaving into Lightness’ pode ser visto no Jardim John Madejski do V&A Museum de Londres, também entre o dia 14 e o dia 22 de setembro deste ano.

Em colaboração com a OPPO. Com a participação de Komatsu Matere, ANA (All Nippon Airways) e Jayhawk Fine Art.

Equipe de Projeto: (Kuma Lab): Kengo Kuma, Toshiki Hirano, Kohyoh Yang, Hiroki Awaji, Tomohisa Kawase

Fabriação: Alexander Mladenov, Cristina Mordeglia, Luciana Tenorio, Simone Parola, Sarah Wellesley, Valentin Rodriguez de las Cuevas

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Kengo Kuma projeta instalação com bambu para o London Design Festival 2019" [Kengo Kuma Unveils Bamboo Ring at 2019 London Design Festival] 25 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925232/kengo-kuma-projeta-instalacao-com-bambu-para-o-london-design-festival-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.