Kengo Kuma projeta instalação com bambu para o London Design Festival 2019

Kengo Kuma projeta instalação com bambu para o London Design Festival 2019

O arquiteto japonês Kengo Kuma inaugurou recentemente a sua já esperada instalação de bambu para o London Design Festival de 2019. Desenvolvida em parceira com a fabricante de smartphones OPPO, e chamada de ‘Bamboo (竹) Ring: Weaving into Lightness’, a obra de Kuma está instalada no Jardim John Madejski do Museu Victoria & Alberts de Londres que estará aberto durante todo o festival. Com formas inspiradas pelo próprio desenho do Jardim de Madejski e com curadoria de Clare Farrow, a estrutura de anéis foi criada costurando os arcos de bambu com fios de fibra de carbono.

Cortesia de OPPO, Londres Design FestivalCortesia de OPPO, Londres Design FestivalCortesia de OPPO, Londres Design FestivalCortesia de OPPO, Londres Design Festival+ 6

Cortesia de OPPO, Londres Design Festival
Cortesia de OPPO, Londres Design Festival

Como o mote desta edição do Festival celebra o uso de novas tecnologias e a inovação no design contemporâneo, a parceria com a OPPO procura explorar os desdobramentos que a incorporação destes novos instrumentos pode proporcionar aos processos de concepção e fabricação de objetos de design. Sobre a colaboração com a OPPO, Kengo Kuma disse: “Desenvolver este projeto com o Centro de Design da OPPO em Londres foi uma experiência muito interessante, isso porque compartilhamos uma visão muito parecida sobre o design e sobre como incorporar novas tecnologias e materiais naturais nos processos de concepção e produção. A escolha de trabalhar com bambu e fibra de carbono nos permitiu criar uma instalação ímpar, que se encaixa perfeitamente no contexto onde está inserida. A OPPO está comprometida com a inovação, em criar objetos únicos que permitam aos usuários apreciar e reconhecer a beleza do design através da tecnologia, e é assim que eu tenho desenvolvido o meu trabalho ao longo de minha carreira como arquiteto e designer; buscando constantemente descobrir novos materiais, construir novas formas e criar novos espaços. ‘Bamboo (竹) Ring: Weaving into Lightness’ é o resultado de todos estes esforços.”

Cortesia de OPPO, Londres Design Festival
Cortesia de OPPO, Londres Design Festival

O bambu tem sido utilizado na arquitetura japonesa desde os tempos mais remotos, principalmente devido à sua resistência e flexibilidade. Em nossa instalação, o módulo básico da estrutura é composto por um anel de bambu com dois metros de diâmetro. Ao combinar este tradicional elemento construtivo com a fibra de carbono, criamos um objeto muito mais leve e resistente que o próprio bambu, mas sem alterar as suas características únicas - um objeto curioso desenvolvido através de um processo sustentável. Uma estrutura que ressoa as memórias de infância de Kuma e aponta para o futuro da arquitetura. Bamboo (竹) Ring, or ‘Take-wa 竹わ’, pretende ser mais do que um objeto de design, um catalisador para reunir e aproximar pessoas.

Cortesia de OPPO, Londres Design Festival
Cortesia de OPPO, Londres Design Festival

Além da parceria com Kengo Kuma, a OPPO também está participando do Festival de Londres com outro projeto, o ‘Essence of Discovery’[1]. Implantado na Baker Street, a instalação procura explorar a relação entre seres humanos e tecnologia, mostrando que através da ciência podemos ser capazes de criar e desenvolver produtos que combinam beleza e inovação. Por meio de seus processos experimentais, o Centro de Design da OPPO está comprometido a explorar novas possibilidades e tendências no mundo do design.

A instalação ‘Essence of Discovery’ poderá ser visitada na Baker Street número 35 ao longo de todo o London Design Festival, de 14 a 22 de setembro. Por sua vez, o ‘Bamboo (竹) Ring: Weaving into Lightness’ pode ser visto no Jardim John Madejski do V&A Museum de Londres, também entre o dia 14 e o dia 22 de setembro deste ano.

Em colaboração com a OPPO. Com a participação de Komatsu Matere, ANA (All Nippon Airways) e Jayhawk Fine Art.

Equipe de Projeto: (Kuma Lab): Kengo Kuma, Toshiki Hirano, Kohyoh Yang, Hiroki Awaji, Tomohisa Kawase

Fabriação: Alexander Mladenov, Cristina Mordeglia, Luciana Tenorio, Simone Parola, Sarah Wellesley, Valentin Rodriguez de las Cuevas

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Kengo Kuma projeta instalação com bambu para o London Design Festival 2019" [Kengo Kuma Unveils Bamboo Ring at 2019 London Design Festival] 25 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925232/kengo-kuma-projeta-instalacao-com-bambu-para-o-london-design-festival-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.