Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: Espaços de reunião

As gerações atuais já não encaram o trabalho como as anteriores. Novos modelos de empresas e de possibilidades de ocupações acabam por alterar os espaços onde as pessoas desenvolvem suas atividades profissionais. Trabalhar de casa, de espaços de coworking, ou remotamente de qualquer lugar no mundo já é uma realidade bastante comum. Mas diversas empresas continuam não dispensando espaços em que seus funcionários possam trabalhar reunidos, colaborando no mesmo ambiente. Além da imagem que elas buscam passam através de suas sedes, é imprescindível que o projeto de um escritório leve em conta as necessidade e particularidades de cada tipo de trabalho e que permita interações, ao mesmo tempo que propicie locais para concentração e foco. Com as mudanças de gerações e das culturas corporativas é natural que a organização espacial dos escritórios se distanciem dos tradicionais leiautes, com as baias, mesas, salas de reuniões e minúsculas copas para refeições.

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Ao longo de um dia no escritório, sentamos em diferentes lugares: para concentrar, conversar, participar de reuniões e apresentações. Além da configuração do espaço, em todas as atividades o conforto é vital para a eficiência no trabalho. A iluminação, temperatura, ruídos, altura da mesa e a comodidade da cadeira fazem parte dessa equação. Uma pessoa que não está confortável, estará pensando na causa do seu desconforto em vez de pensar no seu trabalho.

Cortesia de Herman Miller

Sejam pequenas sessões informais para resolver assuntos rápidos, compromissos mais protocolares com clientes, vídeo-chamadas com colegas remotos ou a validação rápida de ideias repentinas, o desenho do espaço e os mobiliários escolhidos podem dar o tom e ajudar (ou atrapalhar) as ações planejadas para as reuniões. 

Show & Tell. Image Cortesia de Herman Miller

A empresa Herman Miller tem aperfeiçoado uma série de produtos baseados na compreensão de complexas atividades diárias e das novas necessidades de soluções de trabalho. A pesquisa mais atual, chamada de Living Office, identificou 10 atividades comuns realizadas pelas pessoas no ambiente trabalho em quaisquer escritórios e de quaisquer áreas de atuação. Na primeira parte do nosso post, focamos nas atividades de produção, seja de trabalhar sozinho, trabalhar em grupos e apresentar e discutir ideias. Neste post, o foco são configurações para espaços de reuniões. Entenda sobre quatro configurações a seguir:

Meeting Space (Salas de Reunião)

Meeting Space. Image Cortesia de Herman Miller

São espaços para a troca de informações, independentemente de se tratar de um único orador ou um grupo de colegas debatendo um assunto particular. Segundo o perfil da empresa, pode ser mais casual ou tradicional. E essa diferenciação pode ser feita através do formato da mesa e dos tipos de cadeiras, por exemplo. Cadeiras mais baixas e confortáveis dão um tom mais descontraído ao ambiente e, possivelmente, às conversas. Uma mesa retangular com uma cadeira na ponta evidencia uma hierarquia que pode ser importante em determinadas situações. Mesas redondas, por outro lado, permitem uma melhor visibilidade entre todos os presentes, o que pode ser desejável para decisões conjuntas e debates.

Landing e Meeting Space. Image Cortesia de Herman Miller
Meeting Space. Image Cortesia de Herman Miller
Meeting Space. Image Cortesia de Herman Miller

Se a empresa é grande, prever mais de um tipo de sala de reunião pode ser proveitoso. Pequenos "aquários" funcionam bem para reuniões informais e rápidas. Espaços mais segregados podem ser importantes para tratar de assuntos mais privados. Mas a flexibilidade de espaços e fechamentos (através de mesas reconfiguráveis e fechamentos opacos / translúcidos) também pode funcionar bem quando as áreas são mais limitadas.  

Landing (Espaços de transição)

Landing. Image Cortesia de Herman Miller

Um Landing é um local aberto de transição para os Espaços de Reunião ou Fóruns. Antes ou depois de uma reunião ou um evento, fornece um espaço de convívio para os participantes. É importante para aqueles recados finais, tirar alguma dúvida com um participante, ou um último ensaio antes de uma grande apresentação. Como são locais para curta permanência,  mesas e banquetas altas funcionam bem. Mesas altas também podem ser úteis, para apoio de algum material. Sofás com densidades maiores (que não afundem ao sentar), podem ser utilizados. 

Plaza. Image Cortesia de Herman Miller
Landing. Image Cortesia de Herman Miller

Fórum

Forum. Image Cortesia de Herman Miller

Um fórum é um espaço criado para apoiar uma apresentação ou uma discussão de conteúdo. A organização das mesas e cadeiras tem um foco claramente definido no espaço, que é o do orador e de um dispositivo de apoio (monitor ou projeção). Elementos críticos incluem uma boa linha de visão para todos na platéia, excelente som e iluminação e a capacidade de envolver participantes remotos. Assim como na Sala de Reuniões, a configuração e os tipos de mobiliários dependem do estilo da empresa. Uma variedade de opções de móveis pode ser fornecida, que devem ser reposicionáveis para melhor se adequarem a cada apresentação e público.

Forum. Image Cortesia de Herman Miller

Plaza

Plaza. Image Cortesia de Herman Miller

Assim como em uma cidade, a configuração de Plaza (Praça) atua como o coração vibrante e dinâmico na paisagem - um lugar onde as pessoas podem intuitivamente controlar o ritmo da organização. São espaços públicos abertos e acolhedores, situados nos principais cruzamentos e áreas com muito tráfego do ambiente de trabalho. Devem apoiar uma gama diversificada de experiências e populações. Esse tipo de organização incentiva a mescla e o convívio entre funcionários de diferentes áreas, possibilita várias atividades de trabalho simultaneamente, ajuda a transmitir informações e fornece comodidades como ponto de atração. Dispor pequenas mesas, cadeiras confortáveis viradas para si e conformar pequenas áreas de estar favorece as atividades de intercâmbios de ideias.

Cortesia de Herman Miller
Plaza. Image Cortesia de Herman Miller

Compreender o DNA de cada empresa é o principal ao se projetar um espaço de escritório. Para isso, conversar com os funcionários, passar dias observando os movimentos e perguntar exaustivamente nunca é demais. Isso pode ser decisivo na eficiência do espaço de trabalho, tornando os funcionários mais satisfeitos e focados nas suas respectivas funções. De qualquer forma, essas configurações são um ótimo ponto de partida.

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Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Como projetar escritórios eficientes e confortáveis: Espaços de reunião" 25 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925198/como-projetar-escritorios-eficientes-e-confortaveis-espacos-de-reuniao> ISSN 0719-8906

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