Quais são os melhores revestimentos para banheiros?

Por ser uma área úmida, com uso bem específico, muitas pessoas ficam inseguras na hora de definir os revestimentos dos pisos e paredes em seus banheiros. Neste guia, reunimos uma série de opções com os materiais mais utilizados, identificando suas vantagens e desvantagens.

Em primeiro lugar, obteremos um melhor resultado se considerarmos o banheiro como uma unidade, compondo harmoniosamente os materiais escolhidos e os diferentes artefatos, sempre levando em consideração as especificações técnicas de cada um deles. Por exemplo, índices como resistência e durabilidade são especialmente importantes quando se trata de pisos. Os aparelhos e equipamentos recomendados para áreas internas molhadas devem sempre apresentar detalhes dessas informações em sua descrição. Também é essencial verificar se os materiais escolhidos precisam de algum tipo de impermeabilização ou tratamento especial.

Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 12 de 29
© Studio Ode. Image Corten House / Costaveras Arquitetos

Se a intenção é renovar um banheiro sem quebra-quebra, recomendamos evitar papel de parede ou tinta comum e substituí-los por tintas epóxi, alta resistência química e fácil manutenção. Em banheiros pequenos, é melhor escolher peças e superfícies de cores claras, além de incorporar espelhos e aproveitar ao máximo a luz natural.

No caso de ladrilhos cerâmicos, existem várias opções que podem fornecer o resultado esperado de acordo com as características do espaço e as exigências de seus usuários. Qual escolher se avaliarmos suas vantagens e desvantagens?

Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 18 de 29
© Marcelo Donadussi. Image Escritório Cabana arquitetura e design / Cabana arquitetura e design
Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 16 de 29
© Andy Macpherson. Image 08 Albatross Avenue House / Studio Workshop

Cerâmica

Vantagens: é a opção mais economicamente acessível e a mais utilizada, pois possui uma grande variedade de cores, formas e dimensões.

Desvantagens: suas especificações técnicas devem ser revisadas, pois não é aconselhável o uso de ladrilhos com resistência menor que o PEI 3 (PEI refere-se ao índice que mede a resistência ao desgaste de ladrilhos cerâmicos, causada pelo tráfego e uso diário). Alguns requerem tratamento antiderrapante, já que a maioria das cerâmicas é naturalmente muito escorregadia.

Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 8 de 29
© Haruo Mikami. Image Apartamento DT / Traama Arquitetura
Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 2 de 29
© Derek Swalwell. Image Residência Carvalho / Kennedy Nolan

Porcelanato

Vantagens: atualmente, existem no mercado opções muito semelhantes à aparência e textura de madeira ou pedras naturais sofisticadas, e são uma opção atraente devido ao seu custo e resistência. Eles geralmente são menos escorregadios que os azulejos e absorvem menos água. Há alguns anos, eles também se tornaram uma excelente opção para a execução de bancadas em banheiros e cozinhas.

Desvantagens: seu preço é mais alto comparado aos revestimentos mais populares e requer mão de obra especializada durante a instalação.

Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 10 de 29
© Nick Kane. Image Terraço Nutley / Belsize Architects
Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 9 de 29
© Jae-yoon Kim. Image SIHORU / 100A associates

Pastilhas

Vantagens: são encontradas em várias opções de tamanho e, portanto, permitem diversas configurações. Existem mosaicos de cerâmica, metal, vidro, pedras e até plástico reciclado. Existem marcas que até produzem designs únicos e personalizados para cada projeto.

Desvantagens: quando aplicadas em pisos, elas podem sofrer desgaste devido à sua baixa resistência ao impacto. Por serem peças pequenas, precisam de mais rejunte e, consequentemente, sua manutenção e limpeza precisam de mais cuidado e atenção.

Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 13 de 29
© Fran Parente. Image Ibiuna House MP / DT Estúdio
Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 22 de 29
© Nic Granleese. Image Urban Barnyard House / Inbetween Architecture

Ladrilhos Hidráulicos

Vantagens: sua maior vantagem é a exclusividade. Mesmo ao optar por usar um modelo existente, os resultados se tornam únicos de acordo com os pigmentos aplicados na mistura. Eles são versáteis porque oferecem resultados interessantes em ambientes rústicos, mas também podem gerar atmosferas contemporâneas, especialmente ao escolher padrões geométricos.

Desvantagens: quando fabricados à mão, requerem cuidados específicos durante a instalação e atenção cuidadosa à manutenção e limpeza para evitar manchas. O custo é geralmente calculado pelo número de peças, o que aumenta o preço final por metro quadrado.

Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 29 de 29
© Adrià Goula. Image Renovation of an apartment in Eixample / Sergi Pons
Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 3 de 29
© Imagen Subliminal. Image Parais@ / Manuel Ocaña

Vinílico

Vantagens: embora sejam amplamente utilizados nos pisos de salas e quartos, ao especificar o mesmo piso para o banheiro, é possível integrar totalmente todos os espaços de um projeto arquitetônico. Sendo composto de cloreto de polivinila (PVC), é muito impermeável e fácil de limpar.

Desvantagens: é muito maleável e, às vezes, móveis pontiagudos ou muito pesados podem marcar o chão. Além disso, pode descolorir se exposto ao sol direto e excessivo.

Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 14 de 29
© Denilson Machado - MCA Estudio. Image Casa Tempo / Gisele Taranto Arquitetura
Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 27 de 29
© Piotr Krajewski. Image Białołęka Flat / All Arquitectura

Pedras

Vantagens: é um material clássico e atemporal, que oferece sofisticação a qualquer banheiro. É especialmente recomendado para bancadas, embora possa ser usado simultaneamente em pisos e paredes, gerando espaços com muito caráter. Existem muitos tipos que funcionam efetivamente nos banheiros: mármore, pedra calcária, ardósia, granito e até pedra de rio.

Desvantagens: requerem manutenção e cuidados específicos, pois podem ser facilmente manchados. A maioria deles é cara e requer mão de obra qualificada quando instalada.

Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 24 de 29
© Marcos Garcia. Image Ro House Tapalpa / Elías Rizo Arquitectos
Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 7 de 29
© Rafael Renzo. Image Garden House / asdesign

Artigos relacionados:

Quais são os melhores revestimentos para banheiros? - Imagem 28 de 29
© Martina Gemmola. Image Casa de Gatos / WOWOWA Architects

Publicado originalmente em 04 de outubro de 2019, atualizado em 06 de outubro de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Audrey Migliani. "Quais são os melhores revestimentos para banheiros?" 06 Out 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925103/quais-tintas-pisos-e-revestimentos-de-parede-utilizar-em-banheiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.