Instalação de arame explora a materialidade e a transparência na Itália

Simbiosi, uma instalação arquitetônica que explora a relação entre seres humanos e natureza, foi inaugurada no parque de esculturas Arte Sella, no vale Trentino, Itália. Concebida por Edoardo Tresoldi, a obra de arte site-specific mescla a transparência de uma estrutura em malha com a materialidade das pedras presentes no local.

Instalação de arame explora a materialidade e a transparência na Itália - Mais Imagens+ 15

© Roberto Conte

O famoso parque e museu ao ar livre, acaba de reabrir ao público, depois de ter sido gravemente danificado por uma tempestade e após a conclusão dos trabalhos de reconstrução das obras de arte. Arte Sella conta com obras de artistas e arquitetos de renome internacional, como por exemplo Eduardo Souto de Moura, Kengo Kuma, Michele De Lucchi e Ettore Sottsass.

© Roberto Conte

Através de Simbiosi, o artista, pela primeira vez, “mescla a transparência da matéria ausente, expressa através da malha de arame, com a materialidade das pedras locais”. A instalação arquitetônica gera um espaço de descanso e meditação, um espaço aberto para o céu, “uma ruína suspensa entre arquitetura, natureza e dimensão temporal”. 

© Roberto Conte

Com 5 metros de altura, a estrutura desafia a gravidade. De fato, a obra é uma personificação de "um corpo em suspensão que levita entre consciência e inconsciência, entre o mundo material e imaterial [...] um organismo vivo permeável, mas íntimo: um canal de comunicação emocional com a natureza".

© Roberto Conte

Simbiosi também explora a ideia de ruína. Tornou-se uma entidade reconstruída, através de métodos incomuns. De fato, o desenho do artista está inserido no conjunto de ideias e imagens em torno do conceito de decadência. Entre as dimensões terrena e espiritual, a instalação se funde com a natureza e se torna parte da paisagem.

© Roberto Conte

Simbiosi é uma interpretação da paisagem circundante através de conexões intencionais entre elementos arquitetônicos e naturais, cuja troca contínua define a estética, os significados e as lógicas da escultura. Os arquétipos arquitetônicos, através dos quais Tresoldi narra os elementos da paisagem, tornam-se aqui o canal pelo qual eles podem ser interpretados. - Edoardo Tresoldi

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Instalação de arame explora a materialidade e a transparência na Itália" [Wired Mesh Installation for an Open Air Museum in Italy] 21 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925034/instalacao-de-arame-explora-a-materialidade-e-a-transparencia-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.