Antiga central ferroviária será transformada em bairro sustentável em Paris

A SLA, um escritório-laboratório de arquitetura, em conjunto com a BIECHER ARCHITECTES, foi escolhida como a vencedora do concurso internacional para o projeto de revitalização de um antigo depósito às margens da ferrovia Ordener-Poissonniers em Paris. Localizado em uma posição estratégica no centro da cidade, no coração do 18º arrondissement, o antigo depósito da Gare du Nord está sendo transformado em um novo distrito urbano sustentável. Com seus três hectares de extensão, o projeto incluirá a construção de moradias acessíveis, um grande parque público, edifícios de escritórios, um teatro, uma escola pública, incubadoras para pequenos projetos industriais, uma escola de design assim como restaurantes e até fazendas urbanas.

Antiga central ferroviária será transformada em bairro sustentável em Paris - Mais Imagens+ 8

Courtesy of SLA/Biecher Architectes/Emergie/Ogic

Com sede em Copenhague, Aarhus e Oslo, a SLA é um laboratório multidisciplinar de arquitetura que se esforça constantemente para desafiar e expandir as fronteiras do espaço urbano. Trabalhando em parceria com o escritório liderado or Christian Biecher - antigo pupilo de Bernard Tschumi -, a empresa dinamarquesa desenvolveu um projeto chamado de Jardin Mécano ou Jardim Mecânico. A ideia por trás da proposta vencedora, prevista para ser concluída em 2024, é transformar a “antiga ferrovia e seus depósitos pesados em um novo um conjunto urbano socialmente coeso, um novo 'ecossistema urbano', neutro em emissões de carbono e baseado em soluções sustentáveis e produção de energias renováveis.”

Courtesy of SLA/Biecher Architectes/Emergie/Ogic

A revitalização do Ordener-Poissonniers será um grande presente para a cidade de Paris. No desenvolvimento do projeto focamos especialmente nos valores e qualidades espaciais necessários para o re-desenvolvimento sustentável da área. Combinando o forte caráter industrial do lugar com projetos inovadores e sustentáveis, estamos criando uma nova categoria de espaço urbano para a cidade de Paris - onde a natureza está por toda parte e onde os seres humanos, a natureza e também os animais poderão coexistir em perfeita harmonia. - Rasmus Astrup, sócio da SLA.

Courtesy of SLA/Biecher Architectes/Emergie/Ogic

Efetivamente, o projeto procura preservar o patrimônio industrial da área e promover o desenvolvimento de um novo ecossistema urbano neutro em emissões de CO2, com edifícios de uso misto e adição de novos espaços públicos e áreas verdes. O novo distrito de Ordener-Poissonniers contará com uma mistura de projetos de habitação social e de mercado, trazendo mais de 1000 novos moradores para a região. O projeto urbano foi concebido para priorizar pedestres e ciclistas além de incentiva a agricultura urbana.

Courtesy of SLA/Biecher Architectes/Emergie/Ogic

Sobre a qualidade de vida e a diversidade: “Tudo aqui foi projetado para promover a biodiversidade, a sustentabilidade e o patrimônio pós-industrial da cidade de Paris. O projeto de revitalização do Ordener-Poissonniers é uma estratégia radical de intervenção urbana, um projeto inovador e transformador que considera a história do lugar e as suas pré-existências”- Rasmus Astrup, parceiro da SLA.

Courtesy of SLA/Biecher Architectes/Emergie/Ogic

Além disso, o projeto de reurbanização do distrito contará ainda com mais de trinta e seis mil metros quadrados de espaços industriais voltados ao design, a arte e a tecnologia. Isso também inclui o projeto de uma nova escola pública de arte e design, edifícios de escritórios, incubadoras para pequenas empresas assim como restaurantes, lojas e outros serviços.

Courtesy of SLA/Biecher Architectes/Emergie/Ogic

Sobre um distrito neutro em emissões de CO2: “Com o projeto do novo distrito Ordener-Poissonniers, estamos criamos uma nova tipologia de espaço urbano: um ecossistema urbano neutro em emissão de gases e extremamente eficiente em termos energéticos e ambientais. Todas as coberturas contarão com sistemas inovadores de produção de energia solar, transformando de fato todo o bairro em uma grande usina de energia renovável. Bombas de calor deverão transmitir a energia térmica excedente do centro de dados para o aquecimento das moradias. Em suma, o projeto terá uma pegada ambiental exemplar, com níveis acima de 90% - e custos manutenção entre os mais baratos da cidade de Paris ”- Christian Biecher, fundador da Biecher Architectes.

Courtesy of SLA/Biecher Architectes/Emergie/Ogic

Nome: Ordener-Poissonniers
Localização: Paris, França
Categoria: Empreendimento de uso misto, Projeto de espaço público
Cliente: Prefeitura de Paris, SNCF Real Estate e Espaces Ferroviaires
Empreendedores: Emerige, Ogic
Arquitetura: BIECHER ARCHITECTES e SLA
Arquitetura dos demais edifícios: Niney e Marca Architectes, Bourbouze & Graindorge e AAVP.
Sub-Consultores: OASIIS (desenvolvimento sustentável), ATTITUDES URBAINES (programação), OTEIS (engenharia).
Ano do projeto: 2019
Conclusão prevista da obra: 2024

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Antiga central ferroviária será transformada em bairro sustentável em Paris" [Old Central Railway Transformed into Socially Sustainable Urban Development in Paris] 15 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924754/antiga-central-ferroviaria-sera-transformada-em-bairro-sustentavel-em-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.