Rosa Kliass, primeira mulher a receber o Colar de Ouro do IAB

Rosa Grena Kliass, a dama do paisagismo brasileiro, recebeu hoje o Colar de Ouro do IAB em cerimônia realizada como parte da abertura da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. Kliass é a primeira mulher a receber a honraria, que desde 1967 já reconheceu nomes como Vilanova Artigas, Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx.

A arquiteta e paisagista é responsável por centenas de obras de significativa importância construídas em diversas regiões do país, dentre as quais destacam-se o projeto paisagístico para a Avenida Paulista (1973), os Parques Mariano Procópio e Halfeld em Juiz de Fora-MG (1979); a reurbanização do Vale do Anhangabaú (1981), o Parque Mangal das Garças em Belém do Pará (1999), o Parque da Juventude na zona norte de São Paulo (2000) e o Parque do Forte em Macapá (2000).

Sua obra teórica, que compreende teses, livros e escritos, é de notável relevância. Considerando-se a escassez bibliográfica na área do paisagismo à época de sua graduação nos anos 50, Rosa foi responsável pela expansão e difusão de escritos, contribuindo com a formação de “profissionais da paisagem”, como costuma dizer. É autora do livro “Parques urbanos de São Paulo”, desenvolvido a partir do tema de sua dissertação de mestrado, defendida em 1989 na FAUUSP.

Rosa é um dos mais importantes nomes da arquitetura da paisagem no Brasil, que tem uma tradição reconhecida internacionalmente desde Roberto Burle Marx. Ela tem projetos importantes espalhados por todas as regiões do país, do Amapá (Parque do Forte) a São Paulo (espaços da relevância da Avenida Paulista e do Vale do Anhagabaú), de Belém (Mangal das Garças) a Salvador (Parque das Esculturas, junto ao Museu de Arte Moderna, de Lina Bo Bardi). Além disso, Rosa teve uma intensa e constante atuação nas entidades profissionais, tendo sido a primeira mulher a compor a diretoria do IAB-SP, em 1959, e fundadora e primeira presidente da ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), em 1976. -- Nivaldo de Andrade Júnior, Presidente da Direção Nacional do IAB.

Requalificação de Praça em Catanduva / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados. Foto: © Ana Mello

Colar de Ouro do IAB

Criado em 1967, sob direção nacional de Fábio Penteado, o Colar de Ouro do IAB homenageia ex-presidentes do instituto, sócios honorários e titulares com mais de vinte anos de vida profissional, sócios beneméritos e sócios titulares premiados em concursos públicos ou que realizaram obra notável.

Sérgio Bernardes, Severiano Mário Porto, João Vilanova Artigas, Roberto Burle Marx, Oscar Niemeyer, Jaime Lerner, Carlos Bratke, Eduardo Corona, Gian Carlo Gasperini, Ícaro de Castro Mello, Joaquim Guedes, Miguel Pereira, Paulo Mendes da Rocha, Pedro Paulo de Mello Saraiva e Ruy Othake, estão entre os profissionais homenageados com o Colar. 

Saiba mais sobre a obra de Rosa Grena Kliass.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Rosa Kliass, primeira mulher a receber o Colar de Ouro do IAB" 13 Set 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924662/rosa-kliass-primeira-mulher-a-receber-o-colar-de-ouro-do-iab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.