Kengo Kuma inaugura o Museu Moderno de Odunpazari na Turquia

Kengo Kuma inaugura o Museu Moderno de Odunpazari na Turquia

Desenhado por Kengo Kuma and Associates (KKAA) e dirigido por seu parceiro Yuki Ikeguchi, o Museu Moderno Odunpazari (OMM) acaba de ser inaugurado em Eskisehir, na Turquia. O projeto visa promover a arte turca e contribuir culturalmente para a cidade de Eskisehir.

© Batuhan Keskiner© Batuhan Keskiner© NAARO© NAARO+ 11

© NAARO
© NAARO

Localizado em Eskisehir, capital cultural da Anatólia, o marco de 4.500 m² da nova cidade apresenta um design inovador e uma linha dinâmica de exposições multidisciplinares além de uma programação pública diversificada. A região e seu famoso mercado comercial de madeira inspiraram o desenho de madeira do museu. Ao se misturar com o contexto circundante das tradicionais casas de madeira otomanas e se reconectar com o patrimônio de Odunpazari, a OMM cria uma ponte para o intercâmbio cultural e o desenvolvimento na região da Anatólia Central. "As caixas empilhadas e intertravadas são projetadas em vários tamanhos para criar várias escalas de espaço para exposições internas", com oportunidades para obras de arte em larga escala e instalação no térreo. Nos níveis superiores, as caixas tendem a reduzir criando espaços e exposições mais íntimos.

Cortesia de Kengo Kuma and Associates(KKAA)
Cortesia de Kengo Kuma and Associates(KKAA)

A ideia da WMO era usar a arquitetura para criar um vínculo entre pessoas e arte. Ficamos profundamente inspirados pela história, cultura, pessoas e paisagem urbana de Odunpazari, e queríamos que o edifício ressoasse em muitos níveis. Esperamos que o museu dê nova vida a Eskisehir e se torne um ponto de encontro central e acolhedor para a cidade. - Kengo Kuma, arquiteto principal da Kengo Kuma and Associates, e Yuki Ikeguchi, o parceiro que lidera o projeto.

© NAARO
© NAARO

Fundado pelo colecionador de arte e empresário Erol Tabanca, o OMM possui uma enorme coleção de 1.000 peças de arte moderna e contemporânea, com obras de artistas turcos e internacionais. A coleção permanente inclui arte dos anos 50 até hoje. A exposição inaugural incluiu "o maior trabalho até hoje do artista de bambu japonês Tanabe Chikuunsai IV e uma instalação de realidade virtual focada no ambiente do coletivo de arte digital Marshmallow Laser Feast, com sede no Reino Unido".

Cortesia de Kengo Kuma and Associates(KKAA)
Cortesia de Kengo Kuma and Associates(KKAA)

A abertura do OMM marca o início de uma nova era de colaboração e inovação na cidade universitária de Eskisehir. Estamos abrindo as portas do edifício emblemático para criar uma instituição que será um condutor para jovens artistas. Não vejo o OMM como um museu: é uma plataforma, uma ponte para jovens criativos fazerem suas vozes serem ouvidas. - Idil Tabanca, presidente e diretor criativo do OMM.

Título do projeto: OMM (Museu de Arte Moderna de Odunpazari)

Local: Odunpazari Eskisehir, Turquia

Uso principal: Museu de Arte

Área do lote: 16.360 m2

Superfície construída: 3.582 m2

Cliente: Polimeks Holdings, INC.

Projeto: Kengo Kuma and Associates

Engenharia Estrutural: SIGMA

Engenharia Fachada: Ateknik Structural Design 

Engenharia Mecânica: TEMA Engineering and Consulting Trade Ltd.

Construtora Geral: Polimeks Holdings, INC. 

Sistema Estrutural: Steel, RC

Materiais principais: Madeira laminada, calcário, piso de carvalho, gesso

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Kengo Kuma inaugura o Museu Moderno de Odunpazari na Turquia" [New Iconic Museum for Turkey by Kengo Kuma and Associates ] 12 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924599/kengo-kuma-inaugura-o-museu-moderno-de-odunpazari-na-turquia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.