Uma jornada contemplativa pelo Pavilhão de Conferências de Tadao Ando

via 9sekunden no Youtube

Em meio à revolução digital de hoje, a representação arquitetônica não se baseia mais apenas em fotografias. Arquitetos agora trabalham em colaboração com profissionais do audiovisual para transformar seus projetos em verdadeiras experiências cinematográficas.

No início deste ano, a empresa alemã de design 22quadrat fundou o 9sekunden, um estúdio especializado em documentários sobre paisagem e arquitetura. No curta-metragem do Pavilhão de Conferências de Tadao Ando, o estúdio leva os espectadores a uma jornada meditativa, retratando a atmosfera calma e contida daquela estrutura de concreto.

O Pavilhão da Conferência de Tadao Ando foi o primeiro edifício do arquiteto fora do Japão. Uma das características mais marcantes do projeto é a trilha que conduz ao edifício, que apresenta uma semelhança significativa com os jardins dos mosteiros japoneses. Considerando a importância das cerejeiras para a cultura do Japão, o arquiteto cercou a estrutura com algumas delas, reunindo, através de um gesto sutil, tradição e modernidade.

via 9sekunden no Youtube

Uma boa arquitetura é comparável a um trabalho artístico atemporal. No entanto, ela gradualmente se transforma e se desdobra ao caminharmos por ela. Seu rosto muda constantemente ao longo das horas do dia e das estações do ano. Só se pode experimentá-la explorando-a. Essa ideia reflete a filosofia do recém-fundado estúdio de cinema 9sekunden. O 9sekunden documenta a arquitetura como uma obra de arte e, ao mesmo tempo, torna-a acessível a todas as pessoas, independentemente de idioma, cultura, idade ou crença. - Christian, 9sekunden

via 9sekunden no Youtube

O 9sekunden é composto por designers de várias áreas que combinaram seu amor pela arquitetura com a filmografia. Buscam criar narrativas que focam nos detalhes nem sempre visíveis aos olhos. Durante as filmagens, a equipe aborda a arquitetura de maneira diversas, registrando impressões, entendendo as conexões e encontrando suas qualidades espaciais.

via 9sekunden no Youtube

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Uma jornada contemplativa pelo Pavilhão de Conferências de Tadao Ando" [A Contemplative Journey Through Tadao Ando's Conference Pavilion ] 09 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924399/uma-jornada-contemplativa-pelo-pavilhao-de-conferencias-de-tadao-ando> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.