BeOffice Architects redefine a tipologia da mesquita

Em todas as religiões, as salas de oração e edifícios religiosos visam separar o visitante do caos da vida cotidiana e proporcionar serenidade e paz, mesmo no breve momento em que eles fazem suas orações. Na cidade turca de Şanlıurfa, o BeOffice Architects projetou uma mesquita circular e independente, com foco na natureza circundante, tranquilidade e acessibilidade.

BeOffice Architects redefine a tipologia da mesquita - Mais Imagens+ 17

© BeOffice Architecture

A estrutura de 750 m2 foi projetada para ser convidativa e acessível a todos. Os arquitetos removeram as arestas e os limites criando uma planta em formato circular com paisagismo, elementos de água e muita luz natural. Um espaço de estacionamento aberto e bicicletários cercam as periferias da trama, permitindo o acesso na direção da rua.

© BeOffice Architecture

A principal função de uma mesquita é servir como local de culto para os muçulmanos, alienando os visitantes das tentações e turbulências da vida cotidiana. Para instigar a noção de tranquilidade, o BeOffice cercou a estrutura principal com vegetação, servindo como uma zona de transição da atmosfera caótica da cidade até a completa reclusão dentro mesquita.

© BeOffice Architecture

As funções ao redor da mesquita foram tomadas como uma das principais referências durante o processo de projeto. Sabendo que haverá uma diversidade de funções e visitantes fora e dentro do espaço, os eixos de circulação de pedestres foram determinados pela topografia existente. Quando todas essas rotas de pedestres se cruzam, elas chegam ao pátio central e à área da mesquita. Espaços educacionais estão situados ao redor dela, dedicados a ensinar as crianças nas tradições Madrasah. Centros de estudo, salas e espaços de cursos estão aninhados entre a vegetação, seguindo a mesma estratégia da mesquita.

© BeOffice Architecture
© BeOffice Architecture

Em vez de definir a mesquita como um local de culto, foi criado um centro social-educacional apoiado por diferentes funções como ensino madrasahs, atraindo o pedestre para cá e proporcionando um estado de solidariedade. Nesse contexto, o projeto paisagístico é desenvolvido com o lema de “usar todos os valores existentes e conforme necessário, evitando desperdícios que constituem a filosofia básica do desenho”. BeOffice Architects

© BeOffice Architecture
© BeOffice Architecture

O visitante é recebido com uma paisagem clara do céu, uma abundância de árvores e canais de água assim que entra no espaço. O elemento água é uma característica importante do projeto na arquitetura islâmica e também faz parte da tradição construtiva da região. O espelho d'água e os canais foram projetados de maneira a direcionar os visitantes ao local de culto.

A pedra local foi usada no projeto e foi coletada das pedreiras circundantes. Nas áreas em frente ao pátio, unidades sociais e uma área de cantina são utilizadas para reuniões. Um salão particular é projetado nas proximidades do local de culto destinado às mulheres, usado como local para palestras, cursos e reuniões. Todos os espaços são orientados para receber tanta luz quanto a função exigir e todos são projetados para possuir ventilação natural.

© BeOffice Architecture
© BeOffice Architecture

Equipe de Projeto: Süleyman Yıldız, Burcu Sevinç, Rıfat Yılmaz

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "BeOffice Architects redefine a tipologia da mesquita" [Turkish Office Redefines Typical Mosque Design] 07 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/924343/beoffice-architects-redefine-a-tipologia-da-mesquita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.