Um pirâmide de sombra e uma sauna no deserto estão entre as atrações do Festival Burning Man 2019

“Metamorphosis” é o tema da próxima edição do festival Burning Man que terá lugar no Black Rock Desert de Nevada, no meio oeste dos Estados Unidos, entre os dias 25 de agosto e 2 de setembro. Todos os anos, milhares de artistas e arquitetos do mundo todo se encontram para dar asas a criatividade, criando instalações e pavilhões de acordo com o mote do evento.

Para a edição deste ano, que está prestes a ser inaugurada, o Burning Man já havia revelado o projeto do Templo Central, uma estrutura inspirada nos portões do Santuário Fushimi Inari no Japão. Concebido por Geordie Van Der Bosch e apelidado de The Temple of Direction, a estrutura foi escolhida por sua simplicidade e elegância, apresentando diversas arcadas de madeira que conformam uma passagem linear para o grande pavilhão central. Além do templo central, que já havia sido notícia aqui no archdaily, nossa cobertura especial do evento irá apresentar outros dois projetos de intervenções: 'Andromeda Reimagined' de John Marx de São Francisco e 'Steam of Life' do JKMM Architects da Finlândia.

Andromeda Reimagined - John Marx - São Francisco

Andromeda Reimagined . Imagem Cortesia de John Marx

Projetado pelo arquiteto John Marx do American Institute of Architects (AIA) e co-fundador e diretor do escritório Form4 Architecture, “Andromeda Reimagined: Um Santuário em Deep Playa” é uma instalação interativa, concebida especialmente para o Burning Man de 2019. Andromeda Reimagined é uma reflexão sobre como a arquitetura pode afetar as pessoas emocionalmente, e por isso, John Marx criou uma série de elementos contextuais e sensíveis. E mais do que isso, o principal objetivo de Marx com o seu projeto de intervenção é chamar a atenção das pessoas para uma série de personagens heróicos femininos, encorajando o empoderamento das mulheres, além de criar uma grande área sombreada para os participantes do festival. Ele re-interpreta o mito grego de Andrômeda, como “uma mulher forte e independente, a qual encontra a salvação através da solidariedade das pessoas.”

Andromeda Reimagined . Imagem Cortesia de John Marx

Fabricada com madeira compensada e estrutura de aço, Andromeda Reimagined é uma pirâmide de cinco lados com oito metros de altura e 4,5 metros de diâmetro que evoca o céu estrelado que iluminará as noites no Black Rock City. A pirâmide concebida por John Marx por sua vez, quando iluminada, projetará raios de luz como um grande farol em meio ao deserto. No interior da instalação de Marx há uma escultura de bronze chamada de “Freedom & Awaken”, a qual decora o espaço central enquanto que uma série de painéis suspensos complementam a atmosfera lúdica do espaço interior. Os visitantes são convidados a escrever e desenhar nestes painéis, fazendo menção as suas próprias heroínas.

Andromeda Reimagined . Imagem Cortesia de John Marx

A própria estrutura da pirâmide foi inspirada na imensidão do universo e suas constelações - mais especificamente a constelação de Andrômeda, mas não de forma literal, [...] estrelas recortadas e outros elementos representam o movimento dos planetas e estrelas.” - John Marx, American Institute of Architects (AIA) e co-fundador e diretor do escritório Form4 Architecture.

Steam of Life - Sauna on Fire and JKMM Architects - Finlândia

Steam of Life . Imagem Cortesia de Sauna On Fire And JKMM Architects

Steam of Life assume a forma de um pavilhão de madeira circular onde os arquitetos do JKMM pretendem revisitar a tradicional experiencia da sauna finlandesa, transformando-a em uma instalação de arte desconstruída. Para o projeto da Steam of Life, a JKMM Architects - um grupo de arquitetos e designers fundado há vinte anos na Finlândia - juntou suas forças com o Sauna on Fire Collective, uma iniciativa internacional com sede em Helsinque voltada a promoção da cultura participativa e engajamento social. A instalação concebida para o Burning Man deste ano é uma re-interpretação de um dos espaços mais característicos da cultura finlandesa, traduzida nas formas de um pavilhão efêmero que ocupará temporariamente o deserto de Black Rock.

Steam of Life . Imagem Cortesia de Sauna On Fire And JKMM Architects

Profundamente enraizadas na cultura finlandesa, as saunas não são apenas locais de encontro, mas uma experiência cultural e também filosófica que aproxima as pessoas da natureza. Na verdade, a sauna é a experiência mais próxima que um finlandês pode ter da vida no deserto. O ritual da sauna é também um sinônimo de vínculo social, bem como um espaço de meditação e espiritualidade: um lugar de metamorfose física e mental. A instalação é uma experiência espacial construída com luz e sombra, um percurso que guia os visitantes através da estrutura arredondada até a sauna, um espaço isolado e protegido das condições climáticas extremas do deserto.

Steam of Life . Imagem Cortesia de Sauna On Fire And JKMM Architects

A sauna é um lugar para libertar a mente - um lugar de metamorfose - e por isso pensamos em trazer a experiência da sauna para o deserto e para a Black Rock City. Como muitas pessoas que frequentam o festival, acreditamos que as lideranças estão passando por um processo de transformação, exigindo sua própria metamorfose. O Burning Man tem inspirado as pessoas a repensar os processos de gestão e organização, especialmente para nós arquitetos - que adquirimos experiência nessa área a partir de um entendimento mais conservador e hierárquico. O Burning Man está provando que existe um outro caminho e nós estamos dispostos a aprender desta experiencia colaborativa. Temos pessoas de diferentes lugares assumindo distintas responsabilidades escolhidas voluntariamente. Este processo tem provado ao longo dos anos que é possível promover novos talentos de uma maneira mais eficaz, gerando resultados muito mais criativos e surpreendentes daquilo que estamos acostumados a ver.” - Samppa Lappalainen, Arquiteto e CEO da JKMM.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Um pirâmide de sombra e uma sauna no deserto estão entre as atrações do Festival Burning Man 2019" [An Ornamental Shade and a Desert Sauna for Burning Man 2019] 01 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923401/um-piramide-de-sombra-e-uma-sauna-no-deserto-estao-entre-as-atracoes-do-festival-burning-man-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.