Henning Larsen vence Prêmio Europeu de Arquitetura 2019

Henning Larsen vence Prêmio Europeu de Arquitetura 2019

© Hufton+Crow© Nic Lehoux© Hufton+Crow© Nic Lehoux+ 8

O escritório dinamarquês Henning Larsen foi eleito vencedor do Prêmio Europeu de Arquitetura deste ano, um dos mais prestigiados prêmios de arquitetura da Europa. Organizado em conjunto pelo Centro Europeu de Arquitetura, Arte, Design e Estudos Urbanos e pelo Chicago Athenaeum, o prêmio é concedido anualmente desde 2010, reconhecendo profissionais cujo trabalho incorpora visão, comprometimento e um profundo respeito pela humanidade e pelo ambiente social e físico.

© Nic Lehoux
© Nic Lehoux

“Desde o início, o escritório explorou e, em muitos casos, reinventou os limites da arquitetura para criar edifícios mais sustentáveis e habitáveis, e cidades mais prósperas para o público em geral. Acreditam que a arquitetura é uma ferramenta da democracia, a estrutura na qual poderemos viver uma vida melhor”, disse Christian Narkiewicz-Laine, presidente e CEO do Chicago Athenaeum. “Após a morte de Henning Larsen em 2013, a empresa agora é dirigida por uma equipe de arquitetos chefiados por Louis Becker e Mette Kynne Frandsen, que levaram o escritório a patamares ainda mais elevados em termos de status e renome global.”

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Ao falar dos projetos de grande envergadura, como Prefeitura de Eysturkommuna (2018) ou a Biblioteca Municipal de Malmö (1999), Narkiewicz-Laine elogiou o uso da arquitetura como uma ferramenta para democracia e bem-estar, equilibrando a arte com a sustentabilidade. “Os projetos de Henning Larsen capturaram a imaginação das pessoas em todo o mundo e tornaram-se instantaneamente reconhecíveis como símbolos das nações que representam. Nesse sentido, são ícones que se tornaram eternos”, concluiu.

O escritório será formalmente laureado em um jantar de gala realizado na Acrópole em Atenas, na Grécia, em 13 de setembro deste ano. Uma exposição sobre as obras de Henning Larsen abrirá na mesma noite no Centro Europeu em Atenas, e continuará aberta até outubro.

Via Henning Larsen

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Henning Larsen vence Prêmio Europeu de Arquitetura 2019" [Henning Larsen Wins 2019 European Prize for Architecture] 25 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923399/henning-larsen-vence-premio-europeu-de-arquitetura-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.