MVRDV projeta edifício jardim às margens do rio Dommel na Holanda

O MVRDV desenvolveu um projeto de edifício de uso misto para a pequena cidade holandesa de Sint-Michielsgestel, às margens do rio Dommel. A estrutura de fachada do edifício - construída como um “rack” de concreto - permite incorporar uma série de plantas transformando-o em uma floresta vertical. Desenvolvido em parceria com os arquitetos da Van Boven Architecten, o projeto foi concebido para ser um elemento de referência para a pequena vila, além de atender aos mais altos padrões de sustentabilidade.

Cortesia de MVRDV

Implantado no extremo sul da cidade, o edifício chamado de Green Villa é uma estrutura de quatro pavimentos que se adapta ao contexto urbano onde está inserido. Por outro lado, a exuberante vegetação que toma conta da fachada e cobertura, faz com que o edifício parece perfeitamente integrado à paisagem natural de Sint-Michielsgestel. O edifício residencial, com cinco apartamentos ocupando os três pavimentos superiores, o Green Villa abriga ainda os escritórios da incorporadora Stein, localizados no térreo do edifício além de um estacionamento subterrâneo.

Como a equipe de arquitetura explica, o edifício procura dar continuidade ao gabarito da rua Adrianusplein, assumindo a mesma forma de telhado em mansarda dos edifícios adjacentes. Entretanto, o Green Villa diverge de seus vizinhos em sua materialidade; um jardim vertical que abriga uma enorme variedade de espécies de arbustos e árvores. Os arquitetos do MVRDV defendem que a sustentabilidade não se trata apenas um desafio tecnológico, mas principalmente de uma mudança no estilo de vida das pessoas.

Cortesia de MVRDV

“Este projeto faz parte de uma de nossas linhas de pesquisa: edifícios ‘facade-less’ e radical greening”, explica Winy Maas, sócio-fundador do MVRDV. “Em nosso ponto de vista, a ideia que despontou nos anos noventa - de transformar as cidades em um oásis verde através da criação de parques urbanos -, é muito limitada. O que estamos defendendo é uma nova abordagem, algo que estamos chamando de 'green dip' e que será posteriormente discutido em detalhe em um livro que será publicado pela The Why Factory sob o mesmo título. O termo 'green dip' faz referência a um mergulho, uma imersão, uma arquitetura impregnada de verde, do térreo à cobertura. Promover a biodiversidade na arquitetura é uma maneira de compensar as emissões de CO2 intrínsecas à industria da construção civil. Winy Maas afirma que “o Green Villa tem um significado especial para ele: este é um projeto pessoalmente importante para mim, porque eu passei a minha infância em Sint-Michielsgestel”, acrescenta Maas. "“Assim como foi a Glass Farm, que construímos em minha cidade natal de Schijndel, com o Green Villa estamos indo além, ajudando a construir um futuro melhor para a região onde cresci.”

Cortesia de MVRDV

A estrutura do Green Villa é baseada em um grid modular de três metros de largura e quatro de profundidade. O MVRDV desenvolveu um catálogo de módulos espaciais que se encaixam neste grid para abrigar os espaços de vida e trabalho. Um outro catálogo foi criado para preencher os módulos vazios da fachada, onde plantas de diferentes espécies e dimensões podem ser escolhidas para habitar a fachada do edifício. As espécies são escolhidas de acordo com a orientação da fachada e o tipo de uso do espaço, proporcionando diferente níveis de privacidade e sombreamento. Para a manutenção da vegetação da fachada, concebemos um sistema automatizado de irrigação que utiliza a água da chuva, garantindo uma fachada verde durante todo o ano.

O Green Villa foi projetado em parceria entre o MVRDV e a Van Boven Architecten, que também é responsável pelo projeto executivo. A incorporadoradora Stein, parceira no projeto, está planejando transferir os escritórios da empresa para o edifício que deverá começar a ser construído em 2020.

Via MVRDV

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "MVRDV projeta edifício jardim às margens do rio Dommel na Holanda" [MVRDV Designs Facade of Potted Plants along Dommel River in the Netherlands] 25 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/923146/mvrdv-projeta-edificio-jardim-as-margens-do-rio-dommel-na-holanda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.