Andrés Jaque / Office for Political Innovation divulga projeto de escola experimental em Madri

Andres Jacque / Office for Political Innovation divulgou sua proposta para a Escola de Reggio em Encinar de los Reyes, Madri. Promovido pelo Centro Reggio de Pesquisa e Inovação Pedagógica, o projeto se baseia na ideia de que os ambientes arquitetônicos podem evocar nas crianças o desejo de exploração e investigação.

© Andrés Jaque / Office for Political Innovation

O edifício é imaginado como um ecossistema complexo que possibilita aos alunos direcionar sua própria educação por meio de um processo de experimentação coletiva, porém autônoma. Evitando a homogeneização e padrões unificados, a arquitetura da escola visa tornar-se um multiverso em que se estabelece uma complexidade ambiental em camadas. O projeto, portanto, opera como um coletivo de diferentes climas, situações e regulamentos.

© Andrés Jaque / Office for Political Innovation

Verticalmente, a escola é composta por um nível térreo, intimamente ligado ao solo, onde os alunos mais jovens têm aulas, um segundo pavimento onde estudantes de níveis intermediários têm contato com tanques de água e terra que nutrem uma floresta interna. As salas de aula dos estudantes mais velhos são organizadas em torno desta floresta interna, lembrando uma pequena aldeia suspensa. 

© Andrés Jaque / Office for Political Innovation

O segundo pavimento é imaginado como o principal espaço de encontro da escola. Com mais de 6 metros de altura, o espaço de 500 metros quadrados consiste em um ágora cosmopolítica, onde a vegetação, a água e o solo estruturam um programa de academias, salas de arte, salas de conferências e eventos.

O projeto tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2020. 

Equipe: Roberto González García, Luis González Cabrera, Alberto Heras, Paola Pardo-Castillo, Juan David Barreto, Inês Barros, Ludovica Battista, Elise Durand, Bansi Mehta, Jesús Meseguer Cortés, Alessandro Peja
Engenharia estrutural: QL Engineering
Engenharia de serviços: JG Engineering
Quantitativos: Dirtec

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Andrés Jaque / Office for Political Innovation divulga projeto de escola experimental em Madri" [Andrés Jaque / Office for Political Innovation Unveil Experimental Madrid School] 04 Ago 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/921947/andres-jaque-office-for-political-innovation-divulga-projeto-de-escola-experimental-em-madri> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.