MVRDV reinaugura projeto Crystal Houses em Amsterdã

O projeto Crystal Houses, desenvolvido pelo escritório holandês MVRDV e inaugurado em 2016, acaba de ser reinaugurado - pouco mais de três anos depois de ter aberto as suas portas pela primeira vez. Localizado em uma das mais importantes vias comerciais de Amsterdã, a Hooftstraat, a Crystal Houses abrigou temporariamente uma loja da Chanel enquanto esperava por seu novo inquilino. A fachada do histórico edifício foi transformada em sua materialidade, substituindo a tradicional alvenaria de tijolos por peças de vidro, reforçando a fama de Amsterdã de não se dobrar aos anseios das lojas de luxo, jamais comprometendo o caráter histórico da arquitetura da cidade. O projeto da Crystal Houses recebeu alguns retoques e está pronta para receber outra luxuosa marca francesa, a Hermès.

MVRDV reinaugura projeto Crystal Houses em Amsterdã - Mais Imagens+ 5

Crystal Houses. Imagem © Daria Scagliola & Stijn Brakkee

Como os próprios arquitetos do MVRDV declararam, a Crystal Houses é uma releitura dos tradicionais edifícios que compõem a Hooftstraat. Embora ela mantenha a aparência de um edifício histórico, a fachada foi virada de cabeça para baixo em sua materialidade, substituindo boa parte dos tijolos por elementos de vidro, os quais vão se dissolvendo a medida que a fachada ganha altura. O projeto da Crystal House foi encomendado pela Warenar, uma imobiliária de lojas comerciais da cidade de Amsterdã.

Crystal Houses. Imagem © Daria Scagliola & Stijn Brakkee

Para substituir os tijolos da fachada por réplicas de vidro, o MVRDV desenvolveu um sistema especial de fabricação e instalação junto com especialistas da TU Delft, engenheiros ABT e a construtora Wessels Zeist. Os principais materiais foram fornecidos pela fabricante de vidro Poesia e pela indústria de adesivos Delo. O resultado desta iniciativa pra lá de inovadora transformou a antiga fachada de tijolos do edifício em uma vitrine de tijolos de vidro, combinando a transparência de uma fachada de vidro com a complexidade de uma estrutura tradicional de tijolos.

Crystal Houses. Imagem © Daria Scagliola & Stijn Brakkee

Como explica a equipe, “devido aos requisitos do nosso primeiro inquilino, a loja temporária da Chanel, o impacto dessa transparência havia sido diminuído pela adição de uma parede cega no primeiro pavimento, logo atrás da parte superior da fachada.” Na nova loja da Hermès, entretanto, o nosso designer de interiores Bureau de Binnenstad removeu esta parede, permitindo que os visitantes possam ver de perto o efeito dos tijolos de vidro se dissolvendo na fachada do edifício - e finalmente aproveitando toda a transparência desta nova fachada.

Via MVRDV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "MVRDV reinaugura projeto Crystal Houses em Amsterdã" [MVRDV Reopens Crystal Houses with New Tenant and Facade] 03 Jul 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/920066/mvrdv-reinaugura-projeto-crystal-houses-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.