Após problemas judiciários, projeto do Centro Presidencial Obama é retomado

O Centro Presidencial Obama, de Tod Williams, Billie Tsien Architects e Interactive Design, foi retomado. O projeto do campus de US$ 500 milhões e 20 acres havia sofrido um processo que resultou na paralisação das obras por quatro meses, no entanto, o juiz federal, John Robert Blakey, revogou a decisão anterior e a construção será retomada.

Após problemas judiciários, projeto do Centro Presidencial Obama é retomado - Mais Imagens

Centro Presidencial Obama. Imagem Cortesia de Obama Foundation

O processo inicial foi aberto pela Protect Our Parks e outros três grupos comunitários contra a Cidade de Chicago e o Chicago Park District, argumentando que a proposta da Fundação Obama de construir o OPC no Jackson Park era ilegal. Protect Our Parks argumentou que, uma vez que o Centro Presidencial não seria uma biblioteca presidencial administrada pelo governo, mas um centro de museus de gestão privada e da Biblioteca Pública de Chicago, a transferência de terras da cidade para a Fundação Obama era inválida. Blakey, por sua vez, decidiu que os benefícios públicos oferecidos pelo Centro Presidencial de Obama constituiriam um bem público e mereceriam a transferência das terras.

Centro Presidencial Obama. Imagem Cortesia de Obama Foundation
Centro Presidencial Obama. Imagem Cortesia de Obama Foundation

Após a decisão, o prefeito Lori Lightfoot emitiu uma declaração em favor da construção do OPC no Jackson Park. “Chicago é onde o presidente Obama descobriu seu amor pelo serviço comunitário, e o Centro Presidencial Obama honrará sua presidência e inspirará a próxima geração de líderes. O tribunal hoje deixou inequivocamente claro que este projeto pode ser construído em Jackson Park, marcando um passo significativo neste projeto histórico e em toda a nossa cidade. Estou comprometido em garantir que esse centro comunitário crie oportunidades culturais sem precedentes e crescimento econômico na região sul da cidade.”

A Cultural Landscape Foundation (TCLF), uma consultoria oficial de nível federal, avaliou a localização do Centro Presidencial de Obama e divulgou a seguinte nota: “A decisão de hoje, embora lamentável, não é de forma alguma a palavra final. Embora os processos de aprovação locais tenham sido cuidadosamente efetuados por funcionários municipais flexíveis, ainda existem revisões em nível federal para este trabalho nacionalmente significativo, principalmente ao se considerar uma localidade que está inserida no Registro Nacional de Lugares Históricos.”

A coalizão da oposição disse que entrará com um recurso, e o OPC ainda precisará da aprovação federal, já que o terreno onde se localiza faz parte da lista de lugares históricos dos EUA. 

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Após problemas judiciários, projeto do Centro Presidencial Obama é retomado" [Obama Presidential Center Design Moves Forward as Federal Judge Rejects Lawsuit] 22 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919523/apos-problemas-judiciarios-projeto-do-centro-presidencial-obama-e-retomado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.