SOM e TLS projetam modelo de cidade do futuro na China

O escritório Skidmore, Owings & Merrill foi selecionado, juntamente com o Tom Leader Studio, para projetar o núcleo urbano da nova área de Xiong'an, a cidade modelo do futuro da China. O projeto vencedor foi selecionado entre 12 finalistas representando 10 países, resultado de uma competição internacional que contou com 200 inscrições. A proposta do SOM e TLS levou o prêmio por sua “visão global, padrões de classe mundial, sensibilidade à herança e cultura chinesas e abordagem inovadora em relação ao desenho urbano”.

© SOM

Localizada 100 quilômetros a sudoeste de Pequim, a nova zona econômica abriga importantes ecossistemas de zonas úmidas, como o Baiyangdian, o maior lago de água doce do norte da China. A primeira fase da transformação econômica da região abrangerá 38 quilômetros quadrados, com 26 destes destinados ao desenvolvimento urbano.

Os princípios de habitabilidade, resiliência e preservação da cultura e do patrimônio locais estão no cerne de nossa abordagem ao planejamento e desenho urbano. Nosso projeto cria tipologias inovadoras em termos de planejamento, paisagem e arquitetura, para novas formas de vida urbana e trabalho em contato com a natureza.
-Thomas Hussey, SOM, Diretor de Planejamento e Desenho Urbano.

© SOM

O projeto prioriza a ecologia e a experiência humana através de vários princípios de desenho urbano, desde respeitar o ambiente natural e criar um sistema holístico sustentável, até a introdução de infraestrutura verde e um sistema de transporte multimodal. A visão urbana centra-se na qualidade de vida numa cidade em constante evolução, restaurando e protegendo o ambiente natural, como florestas nativas e zonas úmidas, e criando sistemas de espaços abertos em torno dos cursos d'água.

O projeto paisagístico, a cago do TLS, cria uma estrutura natural para definir a forma urbana de Xiong’an, e foi baseado em algumas perguntas fundamentais, por exemplo: Como as pessoas viverão aqui de um modo novo? Como suas vidas se integrarão com a natureza e Baiyangdian? Como os novos moradores irão estabelecer seu tecido social? Que legado cultural irá informar esses novos espaços sociais?"

Via: Skidmore, Owings & Merrill

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "SOM e TLS projetam modelo de cidade do futuro na China" [SOM and TLS Design China's Model City of the Future] 21 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919247/som-e-tls-projetam-modelo-de-cidade-do-futuro-na-china> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.