Fundamental e Omega projetam "Torre do Sol" sobre o rio Ishim no Cazaquistão

Os escritórios Fundamental Architects e Omega Render, com sede em Roterdã, projetaram um icônico arranha-céu e uma ponte sobre o rio Ishim, no Cazaquistão. Feito para o maior empreendedor do país, o BI GROUP, o prédio de uso misto de 75.000 metros quadrados está situado no coração de Astana. Chegando a uma altura de 121 metros sobre o rio Ishim, o edifício está prestes a abrigar residências, escritórios, hotéis e funções comerciais como um centro de infra-estrutura.

Fundamental e Omega projetam Torre do Sol sobre o rio Ishim no Cazaquistão - Mais Imagens+ 5

Torre do Sol. Imagem Cortesia de Omega Render

Chamado de "Torre do Sol", o novo arranha-céu foi inspirado pelas ideias e simbolismo da cultura e tradições cazaques. Estes estão interligados no conceito do projeto em todos os níveis, desde a abertura circular no centro do edifício representando o Sol, Paz e Unidade - um símbolo de importância central na cultura cazaque, até os elementos triangulares na estrutura e interiores, que constituem um símbolo normalmente encontrado em jóias e roupas tradicionais.

Torre do Sol. Imagem Cortesia de Omega Render

No térreo, o edifício conecta dois importantes parques sobre o rio Ishim através de uma ponte de pedestres e bicicletas acessível ao público. Um shopping center de dois pavimentos está posicionado acima. Dois ambientes de entrada triangulares monumentais de cada lado da base da abertura circular são os principais pontos de acesso para as alas residenciais e multifuncionais de luxo da torre. Na cobertura, há ainda um terraço acessível ao público, com vista para o horizonte da capital.

Torre do Sol. Imagem Cortesia de Omega Render

O projeto utiliza o poder do fluxo de água no rio abaixo. Ele não requer uma barragem típica para a criação de energia hidrelétrica, mas introduz uma seção transversal mais estreita no rio, sob o edifício, para aumentar a velocidade da água e sua potência. A bomba de calor e a orientação do prédio evitam o superaquecimento do mesmo desde seu lado sudoeste durante os dias quentes de verão para maximizar a eficiência da edificação. O projeto cria novas conexões amigáveis ao usuário no nível da rua entre partes fundamentais da cidade e se torna um ponto de ancoragem para negócios, habitação e lazer na Cidade dos Ventos.

Nome do projeto: Torre do Sol (Tower of the Sun)
Ano do projeto: 2019
Localização do projeto: Astana, Cazaquistão
Cliente: BI Group
Status: Invited competition
Consórcio: fundamental architects + omega render
Arquiteto do Projeto: Vladimir Konovalov (fundamental architects);
Diretor do Projeto: Artem Kupriianenko (omega render);
Equipe: Andrii Pavlov, Oleksii Fedorenko, Pavel Kalinin, Sergey Shelestyukovich, Veronika Volovik, Vsevolod Belyaev

Via Fundamental Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Fundamental e Omega projetam "Torre do Sol" sobre o rio Ishim no Cazaquistão" [Fundamental and Omega Design "Tower of the Sun" High-Rise Over Kazakhstan's Ishim River] 16 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/919075/fundamental-e-omega-projetam-torre-do-sol-sobre-o-rio-ishim-no-cazaquistao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.