Tredje Natur propõe modelo habitacional para atender às metas climáticas da ONU

A empresa de arquitetura dinamarquesa TREDJE NATUR projetou um edifício habitacional de uso misto em Gladsaxe, perto de Copenhague. Chamado de New Angle, o projeto mostra como as metas climáticas das Nações Unidas podem ser traduzidas em edificações urbanas. A tipologia inclui uma cobertura inclinada que funciona como uma barreira contra o ruído da cidade.

Tredje Natur propõe modelo habitacional para atender às metas climáticas da ONU - Mais Imagens+ 5

New Angle. Imagem Cortesia de TREDJE NATUR

Com o New Angle, a equipe pretende mostrar como construir e viver de maneira sustentável. O projeto ilustra como os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) podem ser traduzidos em prática na indústria da construção. Estima-se que o bloco habitacional represente uma economia de 30 a 50% das emissões de CO2, em comparação com uma construção convencional. O New Angle modela uma transição sustentável na indústria da construção trabalhando com ruído e luz do dia ao utilizar os fatores como parâmetros de design integrados na arquitetura e nas características gerais.

New Angle. Imagem Cortesia de TREDJE NATUR

O projeto foi feito também para abordar a transição entre os objetivos comerciais e residenciais. O foco estava na criação de um bairro seguro com boas unidades habitacionais e estacionamentos para as necessidades existentes e futuras. O New Angle traduz na prática os princípios por trás dos ODS da ONU e o resultado é um prédio habitacional robusto que pode ser adaptado para cada usuário individualmente. O conceito é flexível e escalável e pode ser ajustado para atender à diferentes necessidades em tamanho e tipo de residência.

New Angle

O New Angle mostra como uma tipologia habitacional nova e sustentável pode proporcionar boas e atraentes condições de moradia - dentro e fora. Um dos principais desafios do terreno é o ruído do tráfego, proveniente de duas autoestradas diferentes e de um anel rodoviário. Ao construir um prédio convencional de vários andares no local é possível criar um escudo para as perturbações sonoras provenientes do tráfego porém, consequentemente, se bloquearia a entrada de luz do sol nas áreas externas do edifício. Com o New Angle, o ruído é tratado sem comprometer o envoltório e a qualidade dos espaços externos, permitindo que a própria forma do edifício lide com o ruído.

O desenho do telhado protege do ruído e cobre o estacionamento, que é estabelecido sob um terreno elevado abaixo da edificação, permitindo um espaço aberto e leve no topo. Isso cria um pátio comum na área central com muita luz solar. Além disso, são geradas boas condições de luz natural para as habitações, com o ângulo do telhado permitindo painéis solares integrados.

Ficha técnica

Sócio responsável: Ole Schrøder

Equipe de projeto: Mette Fast, Kristina Line, Julie Lund e Nicolai Lindberg Mortensen

Equipe: TREDJE NATUR + MOE

Via TREDJE NATUR

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Tredje Natur propõe modelo habitacional para atender às metas climáticas da ONU" [Third Nature Designs New Housing Model to Address UN's Climate Goals] 11 Jun 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918702/tredje-natur-propoe-modelo-habitacional-para-atender-as-metas-climaticas-da-onu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.