Senado francês defende restauração da Notre-Dame a seu estado original

O governo francês, que em um primeiro momento havia se prontificado a organizar um concurso de arquitetura para a reconstrução da Catedral de Notre-Dame, parece agora estar tomando uma postura mais conservadora. Conforme relatado pelo site local de notícias The Local, o orçamento para o projeto de restauração já foi aprovado pelo Senado, mas com uma nova cláusula: a Catedral de Notre-Dame deverá ser restaurada ao seu estado original, tal e qual era antes do grande incêndio da semana santa.

© Vincent Callebaut Architectures

O projeto de lei, aprovado em tempo recorde pelas autoridades locais, pretende assegurar que a catedral seja totalmente reconstruída a tempo para as Olimpíadas de Paris de 2024. Entretanto, a nova cláusula é bastante clara: ela deverá restaurada à seu "último estado visual conhecido". Evidentemente, não há consenso sobre o futuro da Notre-Dame e o presidente, Emmanuel MAcron, parece ter que recuar depois de ter comunicado que o governo francês lançaria um concurso internacional de arquitetura para a reconstrução do pináculo da Igreja. Algo que apontava para uma mudança, um projeto inovador definido pelo próprio Macron como "uma reconstrução criativa".

Dias depois do desastroso incêndio da catedral, enquanto ainda nos perguntávamos qual seria o futuro da Notre-Dame, assistimos a um fluxo contínuo de novos projetos e ideias para a reconstrução do monumento. Arquitetos do mundo todo aproveitaram a oportunidade para criar suas próprias versões da futura Notre-Dame, enriquecendo o debate e levantando uma questão: restauração ou reconstrução? Veja uma seleção destas inovadoras propostas que reunimos em uma recente publicação do Archdaily.

© Valentino Gareri

Um concurso não oficial também foi lançado recentemente pela GoArchitect, convidando a comunidade global da arquitetura a refletir sobre o futuro do monumento. Em reação à notícia publicada pelo The Local, o CEO da GoArchitect, Joshua Sanabria, disse que “seria uma perda terrível para a arquitetura se o Senado francês acabasse com a possibilidade de reescrevermos a nossa própria história. Como todos sabemos, a Notre-Dame é muito mais do que um simples edifício religioso, ela é uma testemunha do desenvolvimento cultural, histórico e tecnológico, um monumento que foi construído e reconstruído através dos séculos. Notre-Dame é um edifício construído pelas pessoas, e por isso, seu futuro deveria ser debatido democraticamente. Ela poderá ser - e provavelmente será-, restaurada tal como era antes do incêndio ou poderá ser reconstruída, quem sabe até transformada em outra coisa completamente diferente, o mais importante é que as pessoas possam participar destas decisões e as ações do Senado francês estão suprimindo qualquer possibilidade de debate.”

“Independentemente do que for decidido pelas autoridades locais, o concurso internacional de arquitetura promovido pela GoArchitect continuará contribuindo para a discussão sobre o futuro de Notre-Dame. Talvez agora ele ganhe ainda mais importância. Um ato de rebeldia contra esta aprovação de orçamento com "cortes" consideráveis. Queremos enriquecer este debate e apresentar uma visão alternativa daquilo que Notre-Dame poderia ser, por isso estamos convidando a todos os arquitetos a se juntarem ao concurso DesignNotreDame.com.

Via: The Local

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Senado francês defende restauração da Notre-Dame a seu estado original" [Notre-Dame Must be Restored Exactly How it Was, Declares French Senate] 31 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918126/senado-frances-defende-restauracao-da-notre-dame-a-seu-estado-original> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.