O bambu na arquitetura: design de conexões estruturais

O Laboratório de Experimentação com Bambu da UNESP - Bauru compartilhou conosco o trabalho desenvolvido pelo arquiteto Roberval Bráz Padovan que pesquisou sobre as conexões construtivas em bambu. Além da análise de diversas possibilidade de conexões construtivas, Roberval apresenta no final a proposta de um componente para treliça espacial. A dissertação foi apresentada em 2010 na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP - Bauru, com orientação do Prof. Dr. Marco Antônio dos Reis Pereira e co-orientada por Prof.ª Dr.ª Paula da Cruz Landim. Veja abaixo o resumo do auto.

"O bambu é considerado um dos mais antigos materiais para habitações, porém, o desenvolvimento de tecnologia própria, como material de construção de qualidade, vem acontecendo somente nas últimas três décadas, quando surgiu uma discussão mundial sobre sustentabilidade. A variável ambiental passou, então, a ser considerada em qualquer projeto de desenvolvimento, uma vez que influencia tanto na disponibilidade futura de matérias-primas e energia, quanto na qualidade de vida das populações. Uma das maiores dificuldades no pleno emprego do bambu na construção civil são as conexões estruturais entre seus elementos, que não permitem o uso da tecnologia de ligações aplicada a outros materiais, como o aço e a madeira maciça, para efetuar com eficiência a transferência de esforços, inviabilizando toda potencialidade estrutural oferecida pelo bambu. Este trabalho faz uma ampla revisão dos principais aspectos de arquitetura com bambu, bem como das técnicas de construção e conexões utilizadas. A partir de uma estratégia geral de inovação, baseada no processo de desenvolvimento de produtos, foi proposto o design de uma nova conexão estrutural, com execução de protótipo e projeto arquitetônico para ilustração de sua aplicação. Esta nova ligação visou contribuir com a viabilização da utilização do bambu na construção civil, pelo incremento tecnológico do material"

Veja no link abaixo a pesquisa completa.

O bambu na arquitetura: desing de conexões estruturais

O bambu é considerado um dos mais antigos materiais para habitações, porém, o desenvolvimento de tecnologia própria, como material de construção de qualidade, vem acontecendo somente nas últimas três décadas, quando surgiu uma discussão mundial sobre sustentabilidade.

Sobre este autor
Cita: Pedro Vada. "O bambu na arquitetura: design de conexões estruturais" 30 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918110/o-bambu-na-arquitetura-design-de-conexoes-estruturais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.