Arata Isozaki recebe o Prêmio Pritzker 2019 em cerimônia no Castelo de Versailles

Arata Isozaki recebeu oficialmente o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2019 em uma cerimônia no Castelo de Versailles, na França. Atuante desde a década de 1960, é considerado por alguns um visionário por sua abordagem transnacional e destemidamente futurista em relação ao projeto. Com mais de 100 obras construídas, também é incrivelmente prolífico e influente entre seus contemporâneos. Isozaki é o 49º arquiteto (e oitavo japonês) a receber a maior honraria da arquitetura.

A cerimônia é realizada todos os anos em um local de importância arquitetônica mundial. Construído em 1624 por Luís XIII, Versalhes é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979. Em 1995, Tadao Ando foi agraciado com o Prêmio Pritzker em Petit Trianon, um pequeno castelo localizado no terreno do palácio.

Discursaram na cerimônia a diretora executiva do Pritzker, Martha Thorne, o presidente do júri, Stephen Breyer, o presidente da Hyatt Foundation, Tom Pritzker, e o laureado de 2019, Arata Isozaki.

Isozaki recebeu US$ 100.000 e um medalhão de bronze com motivos inspirados nos projetos do arquiteto Louis Sullivan. De um lado o nome do prêmio, no verso, a inscrição: “firmness, commodity, delight”, a tradução inglesa para a tríade vitruviana "firmitas, utilitas, venustas", traduzidas para o português como "solidez, funcionalidade, beleza". 

Reveja nossa cobertura do Prêmio Pritzker 2019 aqui.

Arata Isozaki vence o Prêmio Pritzker 2019

Arata Isozaki foi nomeado o vencedor de 2019 do Prêmio Pritzker de Arquitetura. Isozaki, que pratica arquitetura desde os anos 1960, tem sido considerado um visionário arquitetônico por sua abordagem transnacional e destemidamente futurista ao projeto. Com mais de 100 obras construídas, Isozaki também é incrivelmente prolífico e influente entre seus contemporâneos.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Arata Isozaki recebe o Prêmio Pritzker 2019 em cerimônia no Castelo de Versailles " 29 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/918079/arata-isozaki-recebe-o-premio-pritzker-2019-em-cerimonia-no-castelo-de-versailles> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.