Filme sobre Andrea Palladio será exibido em 70 países

Dirigido por Giacomo Gatti, o documentário “Palladio” conta com a participação de acadêmicos e aficionados da arquitetura palladiana, incluindo Kenneth Frampton e Peter Eisenman, que discutem o legado do grande arquiteto italiano. Embora apenas as exibições na Itália tenham sido anunciadas oficialmente (entre 20 e 22 de maio), o filme será exibido em 70 países.

Gatti optou por não seguir uma narrativa linear no filme, intercalando entre fotografias de vilas palladianas, entrevistas com acadêmicos e discussões com estudantes de arquitetura nas Universidades de Yale e Columbia. Embora tenha nascido em Pádua, na Itália, a influência de Andrea Palladio na América foi tão grande que, em 2010, o Congresso dos Estados Unidos o declarou “pai da arquitetura americana”. No entanto, os alunos também discutem as complicadas implicações e simbolismo do palladianismo americano, que tem laços com a escravidão e a democracia na história do país.

A Casa Branca em Washington D.C., EUA, apresenta influência palladiana. Imagem via Magnitudo Films

As locações também incluem a Villa Malcontenta na região de Veneto, na Itália. Percorrendo as inspirações romanas de Palladio até o final do Renascimento, o filme investiga as implicações sociais e políticas de seu trabalho, além de realizar uma análise arquitetônica das proporções e dos materiais dos edifícios. Para trazer este tema histórico a um contexto moderno, Gatti também aborda a conservação arquitetônica e as implicações reais de se viver em uma villa palladiana hoje em dia. 

via Magnitudo Film

Assista ao trailer do filme, a seguir (em italiano). 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Schires, Megan. "Filme sobre Andrea Palladio será exibido em 70 países" [Palladio Film to be Screened in 70 Countries Worldwide] 14 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/917023/filme-sobre-andrea-palladio-sera-exibido-em-70-paises> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.