Trahan transforma o Teatro Alliance com fabricação avançada

O escritório Trahan Architects, de Nova Orleans, revestiu o interior do Teatro Alliance, em Atlanta, em carvalho flexionado a vapor. Trabalhando com a FARO e os fabricantes CW Keller, a equipe se inspirou no estilo do artista e designer de móveis Matthias Pliessnig. Liderada pelo fundador Victor F. "Trey" Trahan e o sócio Leigh Breslau, a renovação criou uma peça exclusiva de arquitetura cultural para Atlanta.

Trahan transforma o Teatro Alliance com fabricação avançada - Mais Imagens+ 4

Alliance Theatre. Imagem Cortesia de Trahan Architects

A renovação do Teatro Alliance foi projetada em torno de uma série de metas. O novo espaço tinha que ser acusticamente perfeito para inteligibilidade da fala e para música, com tecnologia de ponta usada em teatro ao vivo. Ele também precisava oferecer uma disposição mais íntima para os membros do público que removesse toda a separação dos espectadores em relação aos artistas, bem como entre si. Ao mesmo tempo, precisava ter um bom fluxo interno e ser bonito.

Alliance Theatre. Imagem Cortesia de Trahan Architects

Matthias Pliessnig trabalhou em estreita colaboração com Trahan para projetar a marcenaria no novo espaço do Alliance. A equipe usou projeção e modelagem 3D para a criação e instalação. A CW Keller + Associates criou os elementos de madeira curvados a vapor para o espaço, e a FARO usou tecnologia de digitalização de dados para instalação de precisão. As paredes e o teto da câmara e do lobby são revestidos em madeira maciça. As peças de 1/2 ”x 1/2” de carvalho de corte radial são provenientes de árvores que caíram. Com acabamento em tintura aplicada à mão e acabamento à prova de fogo, as superfícies vão oxidar e envelhecer com o tempo. Por sua vez, a utilização de técnicas de flexão a vapor produziu balcões e espaços laterais que auxiliam no desempenho acústico. O sistema final é um casamento da tecnologia digital contemporânea e do artesanato testado ao longo do tempo.

Alliance Theatre. Imagem Cortesia de Trahan Architects
Alliance Theatre. Imagem Cortesia de Trahan Architects

Trahan entregou um projeto que reduziu o tamanho do fosso da orquestra e moveu o público até 15 metros mais perto do palco. Isso, combinado com a redução do número de assentos de 770 para 650 e a curvatura da plateia e do balcão, criou uma sala mais intimista, onde os membros da plateia podem se conectar melhor com os atores e entre si. Duas escadarias internas proporcionam acesso ao nível do balcão de dentro do teatro, e as rampas internas permitem assentos acessíveis em três níveis do teatro - orquestra inferior, orquestra e balcão.

Fora do Palco da Coca-Cola, a renovação do Alliance também inclui espaços adicionais de apoio aos artistas, incluindo dois novos salões de ensaio, novos vestiários e salas com fundo verde, além de uma nova loja de figurinos.

Via Trahan Architects

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Trahan transforma o Teatro Alliance com fabricação avançada" [Trahan Transforms Atlanta’s Alliance Theatre with Advanced Fabrication] 17 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916740/trahan-transforma-o-teatro-alliance-com-fabricacao-avancada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.