Construindo imagens: como as redes sociais estão mudando a arquitetura contemporânea

Antes das redes sociais surgirem, edifícios eram publicados em revistas, editados e refinados segundo as preferências dos arquitetos que os projetaram. Hoje, as revistas foram ofuscadas por novas plataformas muito mais influentes e que não estão no controle dos arquitetos. A comunicação digital transformou o modo como as pessoas veem e interagem com a arquitetura, oferecendo aos profissionais novos pontos de vista sobre como projetar seus edifícios.

A PLANE—SITE, uma agência global dedicada a estudos relacionados aos espaços sociais e cultura urbana, produziu um vídeo que analisa o impacto das redes sociais nos escritórios de arquitetura. Intitulado Building Images, o vídeo mostra as opiniões de profissionais do OMA/AMO e UNStudio, dois escritórios com abordagens muito distintas em relação às redes sociais, que explicam como estas novas plataformas os têm ajudado a compreender seus projetos de modos nunca antes possíveis.

Cortesia de PLANE—SITE

Postagens em redes sociais têm desafiado, inspirado e guiado a prática contemporânea de arquitetura. Além de usarem os edifícios e paisagens urbanas como pano de fundo para fotografias, o uso de georreferenciamento e das hashtags têm ajudado os arquitetos a desenvolver uma análise pós-ocupação mais precisa e completa. 

O vídeo foi produzido para o World Architectural Festival 2018, onde a PLANE—SITE coordenou um painel de discussões sobre redes sociais e arquitetura contemporânea.

Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Construindo imagens: como as redes sociais estão mudando a arquitetura contemporânea" [Building Images: A Video on How Social Media is Changing Architecture ] 05 Mai 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/916309/construindo-imagens-como-as-redes-sociais-estao-mudando-a-arquitetura-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.