Como os painéis de fibrocimento são fabricados?

Para iniciar, vagões de trem são cheios com cimento e fardos de fibras. Uma máquina processa a mistura camada por camada em painéis do tamanho e espessuras desejadas. No entanto, alguns conhecimentos específicos de produção devem ser considerados na fabricação deste material de construção. Marco Ziethen, chefe de tecnologia de produção da Swisspearl, explica-nos o processo de fabricação dos painéis de fibrocimento.

Como os painéis de fibrocimento são fabricados? - Mais Imagens+ 12

Várias fábricas na Suíça, Áustria, Alemanha e Eslovênia fabricam produtos de fibrocimento da Swisspearl. Marco Ziethen, chefe de tecnologia de produção, orienta-nos através da fábrica em Niederurnen, que está localizada no meio dos Alpes suíços há mais de 100 anos. Seu colega Klemens Bösch se junta a nós às vezes. Em 1901, Ludwig Hatschek patenteou seu “Procedimento para a manufatura de placas de pedras artificiais a partir de materiais fibrosos e agentes aglutinantes hidráulicos” e registrou “Eternit” como marca. Com isso, ele especificou a mistura de cimento e fibras, bem como o processo de produção usando uma peneira rotativa cilíndrica.

O objetivo do inventor era produzir um painel de construção leve e durável. Os produtos fabricados por este processo são resistentes às intempéries, à corrosão, ao gelo e aos raios UV, à podridão e à prova de fogo. Além disso, são relativamente leves e mecanicamente processáveis.

Fibras sintéticas. Image Courtesy of Swisspearl

Quais matérias-primas são usadas para produzir painéis de fibrocimento?

As principais matérias-primas são cimento, fibras sintéticas, polpa e água; pigmentos podem ser adicionados a isso. Polpa é o termo usado para a massa fibrosa que surge durante a decomposição química das fibras vegetais, que é composta principalmente de celulose.

Depois que o perigo de inalar amianto tornou-se conhecido na década de 1970, um amplo programa de pesquisa foi introduzido em Niederurnen para encontrar um substituto. Os primeiros ensaios e a nova produção inicial ocorreram entre 1981 e 1989. Desde 1º de maio de 1990, todos os produtos para construção civil das fábricas de Niederurnen e Payerne estão livres do amianto. As fibras sintéticas (PVA), que fornecem reforço, são do Japão. A polpa é de vários países, incluindo a Áustria.

Chorume. Image Courtesy of Swisspearl

Mistura: Como e em qual ordem os materiais de partida são processados e misturados?

Primeiro, os fardos de polpa são dissolvidos em água e moídos até a fineza desejada. Esta pasta é adicionada à polpa e fibras sintéticas. A mistura é preparada em grandes cubas de tal forma que pontes de hidrogênio se formam durante o processo químico, o que mantém os ingredientes juntos. Finalmente, o cimento é adicionado no misturador intensivo. Agora o processo de configuração começa.

Rolo de formato. Image Courtesy of Swisspearl

Máquinas de painel: Como funciona a chamada máquina de painel?

A máquina de painel, fornecida pela empresa suíça Bell, é o coração da fabricação. Três peneiras cilíndricas giram na polpa de cimento-fibra-água. A rotação leva à formação de um uma camada fina de 0,9 mm, que é enrolada em torno do rolo de formato tão frequentemente quanto necessário até que a espessura desejada tenha sido alcançada. Esse processo leva entre 20 e 100 segundos, dependendo da dimensão e do formato do painel. O diâmetro do rolo de formato determina o comprimento do painel, que atinge seu formato bruto por meio de uma lâmina de corte apropriada. Para produzir um formato diferente, essas unidades precisam ser alteradas. Somente funcionários experientes trabalham nas máquinas de painel. Eles controlam os dispositivos de medição, mas também usam seus olhos e mãos.

Máquina do painel. Image Courtesy of Swisspearl

Prensagem e secagem: Como os painéis brutos são secos?

Primeiro, os painéis empilhados são pressionados sob até 10.000 toneladas de pressão com chapas de aço como camadas intermediárias, a fim de liberar a água extra. O teor de água dos painéis é reduzido de 28 para 15% e a densidade do painel é aumentada. O cimento continua a endurecer por reação química com água. Calor é liberado durante este processo. O material tem tempo suficiente para se hidratar e solidificar. Após três semanas de secagem, o teor de água permanece de 7 a 8%, e os painéis estão prontos para processamento posterior. Em um primeiro passo, os painéis são secados em um forno. Em contraste com o cimento de fibra autoclavado, que é endurecido a vapor em autoclaves, o fibrocimento seco no ar é menos poroso e pode ser processado mais facilmente.

Painel da prensa. Image Courtesy of Swisspearl

Quais cores podem ser aplicadas?

Uma variedade padrão de cores está disponível, abrangendo a maioria das demandas dos clientes. A pedido, no entanto, quase qualquer cor pode ser aplicada aos painéis. A gama padrão inclui esmaltes e cores opacas, bem como a família Carat, para a qual as cores são aplicadas em painéis já moldados com a coloração. As tintas são derramadas ou pulverizadas nos painéis. O revestimento Reflex oferece também uma série iridescente de tons com efeito de golpe de martelo. Com a gama Avera, introduzida há três anos, não são utilizados pigmentos de cor adicionais no revestimento e, assim, a Avera mostra o fibrocimento colorido na sua forma mais natural.

Transporte de uma pilha. Image Courtesy of Swisspearl

Cortar e terminar: Quais formatos e acabamentos de superfície são possíveis?

O formato padrão máximo que produzimos é de 3.070 × 1.250 milímetros. Atualmente, estamos nos adaptando à demanda do mercado e aumentando a largura do painel padrão em 20 milímetros. Existem cinco formatos padrão para painéis de grande formato, a partir dos quais todos os formatos podem ser cortados. Estamos constantemente em busca de acabamentos de superfície especiais. No ano passado, apresentamos o painel Incora, que tem granulado de mármore polvilhado. Este ano, os painéis Texial com impressão têxtil estão prontos para produção. Outros acabamentos superficiais interessantes estão em desenvolvimento no momento, mas infelizmente não posso dizer nada sobre eles ainda.

Corte e paletização. Image Courtesy of Swisspearl

Receita para a Eternidade

Matérias-primas naturais e uma ingenuidade duradoura moldam a receita para o sucesso deste produto, fabricado há mais de 100 anos. Cimento, celulose e fibras de reforço combinadas com água formam uma massa crua. Isso é aplicado camada por camada a painéis do tamanho desejado. Em seguida, os painéis são prensados, secos e, finalmente, tingidos e cortados por encomenda. Controles de qualidade constantes asseguram uma composição de material consistente e superfícies homogêneas. Afinal, o que distingue o fibrocimento é sua textura reconhecível e seus revestimentos igualmente diversos e duráveis.

O fibrocimento consiste nos seguintes cinco componentes principais:

Courtesy of Swisspearl

Como os painéis de fibrocimento são fabricados? - Mais Imagens+ 12

Denver Botanic Gardens / Burkettdesign. Image Courtesy of BURKETTDESIGN
Sobre este autor
Cita: Hanak, Michael. "Como os painéis de fibrocimento são fabricados?" [How Are Fiber Cement Panels Created?] 24 Abr 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/915670/como-os-paineis-de-fibrocimento-sao-fabricados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.